Pesquisar
Close this search box.
/
/
Automatização e humanização tornam CX mais ágil e bem-sucedido

Automatização e humanização tornam CX mais ágil e bem-sucedido

Automatização de atendimento e ferramentas de monitoramento implementados pela Total IP promoveram sucesso acima das expectativas das Lojas Colombo

Na era digital, cada vez mais, a imagem da marca é associada a um bom atendimento pelo consumidor na hora da tomada de decisão. O uso de robôs dinâmicos pelas Lojas Colombo aprimoraram a comunicação e a experiência do cliente com ferramentas desenvolvidas pela Total IP que aliaram tecnologia e atendimento humanizado. Para garantir uma experiência positiva, a comunicação deve ser assertiva, rápida e direta na mensagem. A Total IP promoveu o CX para as Lojas Colombo com três tipos de robôs: Pagamentos, Cobrança e NPS.

Assine nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Estamos num momento extremamente desafiador, e a tecnologia nos ajuda, mas sem esquecer das pessoas nesse meio. Roberta Piccoli, head de cobrança das Lojas Colombo, aponta que a cobrança começa muito antes, no processo de crédito. “Dificilmente a gente cobra um crédito mal concedido. E conceder crédito não é fácil, é preciso ter cautela, mas no nosso caso é preciso vender com qualidade”.

Para isso é importante ter um cadastro bem-feito. Na Colombo foi implementada uma mesa de checagens que faz toda a qualificação cadastral. Mesmo na loja essa checagem é feita de uma forma ágil, mas segura. “De modo que nos permita cobrar de uma forma melhor no caso de inadimplência”.

A head de cobrança da Colombo ainda ressalta que um cadastro estruturado contribui em outros setores, como o marketing, ao prover informações estratégicas sobre o perfil dos clientes e ajudar em abordagens mais assertivas que atendam as expectativas dos clientes e melhorem a conversão da empresa.

Leia Mais: Tecnologia aplicada para humanizar os processos de atendimentos

Pensar rápido com foco na solução

Em um ambiente influenciado pela constante transformação, tanto econômicas como sociais e culturais, como o da cobrança é, Piccoli indica que o segredo no processo é agir rápido. “Atuar rápido frente a qualquer tipo de problema para não perder o timing do relacionamento e da solução”, recomenda a head de cobrança das Lojas Colombo.

Essa agilidade foi posta à prova durante a pandemia para a Colombo, que atua no sul do Brasil, com um público que dava preferência majoritariamente ao carnê. Após o primeiro fechamento do comércio local para evitar a disseminação do vírus da Covid-19, as lojas receberam mais de 6 mil ligações diárias com questionamentos sobre o pagamento.

Para solucionar o problema foi implementada em apenas 24 horas a modalidade de boleto express com acesso online, o que Piccoli avalia que foi uma experiência muito bem-sucedida e que garantiu a confiança dos clientes. O resultado disso foi ter os menores indicadores de inadimplência das Lojas Colombo exatamente nos anos de pandemia.

Engajamento do cliente interno é diferencial

Mesmo com a melhor ferramenta, a melhor tecnologia e a melhor estratégia, se não houver uma equipe comprometida, não há sucesso no negócio e a experiência do cliente é ruim.

Na Colombo, o recrutamento da equipe de atendimento é feita diretamente pela head de cobrança, que busca o perfil mais adequado à cultura da empresa.

Além disso, o monitoramento dos indicadores é feito em tempo real pelas equipes, que traçam planos diários de ação. Exatamente pelo fato de ter equipes engajadas, destaca Piccoli, esse plano é constantemente reavaliado para se adequar às flutuações de cada momento. Na definição de Thiago Sanches, gerente comercial Total IP, a mescla do atendimento humanizado com o bom uso da tecnologia que consolidam uma boa jornada do cliente.

“É importante não estar engessado para que a gente possa acompanhar o mercado e proporcionar ao cliente uma boa experiência”.

As equipes de control desk da Colombo trabalharam em parceria com a Total IP no desenvolvimento da solução mais adequada e personalizada ao caso específico, lembra Sanches, “o que foi fundamental para detectar a melhor escolha de produto para automatizar parte do processo que era feito por humanos”.

Uma das situações lembradas pelo gerente de vendas da Total IP foi exatamente a implantação de um modelo de pagamento online, mas também deste relacionamento surgiram insights, como a preferência dos clientes da loja pela compra pelo telefone.

Leia Mais: O futuro do canal telefônico na era da digital experience

Adequação da tecnologia focada na experiência do cliente

Para se adequar à esse perfil, a Total IP apresentou um robô de meio de pagamento para agilizar o processo de pagamento e sistemas de análise de satisfação para ao final dessa experiência identificar o engajamento do cliente.

“Nós aprendemos sobre isso e levamos para cobrança, inclusive com NPS”, avalia o gerente comercial da Total IP.

O meio de pagamento robotizado facilitou muito o processo para o cliente e criou agilidade, além de adequar à Colombo à LGPD.

No caso da cobrança, a experiência do cliente também é lembrada. Para Piccoli, existe diferença entre o cliente ser e estar inadimplente. Enquanto o primeiro não se importa de contrair uma dívida e até eventualmente ter seu nome negativado, a Colombo tem a sensibilidade, explica a head de cobrança, de entender o momento econômico que alguns clientes que atrasaram o pagamento estão passando e por isso o NPS é analisado com atenção.

“Por isso tratamos as informações e nossos clientes com muito cuidado, porque inclusive na cobrança queremos que o cliente deseje voltar a fazer negócio conosco”, avalia Piccoli.

Conheça o Mundo do CX

Desafio das mudanças regulatórias

Logo na retomada da economia, a mudança de regulamentação da Anatel em relação às chamadas ativas de telemarketing, o 0303, e a tarifação das ligações de cobranças a partir do primeiro segundo causaram espanto com o aumento do custo na Colombo.

O caminho para a solução foi se apoiar nos parceiros, como a solução THD da Total IP, que identifica, classifica e inibe as caixas postais. “A mudança na regulamentação aumentou um pouco nosso custo, mas não tanto graças às empresas parceiras como a Total IP”, revela a head de cobrança da Colombo.


+ Notícias

Bots à beira de um ataque de nervos: o que fazer para não deixar o cliente sem saída?

Cliente: o coração do empreendedor rumo ao sucesso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]