Google Maps mostra opções de aluguel de scooters, bicicletas e patinetes

Usuários móveis do Google Maps podem fazer o rastreamento integrado de scooters, bicicletas e e-bikes compartilhadas para uso

Por: - 2 meses atrás

Google Maps Crédito: Unsplash

O Google Maps lançou uma nova função integrada para mostrar as opções de aluguel de scooters, bicicletas, patinetes e bikes elétricas para os usuários. A nova ferramenta faz parte de um projeto piloto lançado pela empresa de tecnologia.

A partir desta semana, é possível reservar um dos modais de transporte por meio da ferramenta em mais de 80 cidades, incluindo vários destinos internacionais. Scooters e bicicletas compartilhadas no Google Maps estão disponíveis somente através da Lime, empresa de aluguel parceira da Uber.

Agora, o serviço oferece uma variedade de ferramentas de aluguel de última milha, de bicicletas a scooters e e-bikes, e opera em mais de 100 locais em todo o mundo.

As versões do aplicativo para Android e iOS já se integram ao Uber e à Lyft para oferecer preços para veículos compartilhados e se conectar às respectivas plataformas. Ao adicionar scooters e bicicletas de aluguel ao aplicativo, o Google Maps expande o número de opções de transporte público para os viajantes.

+ SOBRE MOBILIDADE URBANA

As novas tecnologias serão capazes de consertar o problema crônico da mobilidade no Brasil?
Cidades inteligentes: dados e tecnologia a favor da mobilidade
Apps de carona: os novos desafios da mobilidade

Serviço

A Lime, presente em vários países, chegou ao Brasil em julho no Rio de Janeiro e em São Paulo. As patinetes contam com tecnologia e hardware próprios, com bateria de longa duração conectada diretamente ao aplicativo.

Dessa forma, é possível acompanhar o percentual exato do nível de bateria antes ou durante uma viagem. Além disso, o app permite acompanhar valores e o tempo de percurso, uma vez que o sistema é ligado ao Google Maps.

O veículo conta com farol, luz de freio e emite um aviso sonoro o ser travado e destravado, garantindo maior segurança. Em relação a valor, o patinete é desbloqueado após pagamento de R$3 e cada minuto custa R$0,50.

Além da Uber e do Google, a marca também estabelece parcerias com outras empresas. No Brasil, atua junto ao Grupo Pão de Açúcar e vai disponibilizar espaços para estacionar as e-scooters em lojas Pão de Açúcar, Extra e Minuto Pão de Açúcar.

Onde encontrar as patinetes?

As patinetes da Lime estão disponíveis apenas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na capital fluminense, será possível encontrar os veículos em praias da zona sul, especificamente no trecho Leme-Gávea, incluindo Copacabana, Ipanema e Leblon.

Em São Paulo, os modelos podem ser retirados na região de Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin e Vila Nova Conceição.


+ SOBRE PATINETES

Conheça as 7 regras para o uso de patinete elétrico na cidade de São Paulo
BMW lança patinete elétrico para adultos e crianças
Audi lança patinete elétrico que deixa piloto com a mão livre