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Qual o impacto econômico do Uber no transporte público?

Qual o impacto econômico do Uber no transporte público?

Em comissão na Câmara dos Deputados, pesquisadores da USP falaram sobre alguns impactos do app na dinâmica de transporte da cidade

Nos últimos anos, muito se discutiu sobre o real impacto econômico de empresas como Uber e 99 no mercado que sempre foi ocupado pelo transporte público. No início desta semana, a Comissão de Viação e Transporte, da Câmara dos Deputados, exibiu alguns números que mostram um pouco sobre o cenário do jogo da mobilidade urbana no País.
De acordo com estudo feito pelo Gaesi, um grupo de pesquisadores sobre automação em mobilidade e outras áreas da Universidade de São Paulo, quase a metade das viagens (ou 49%) feitas pelo serviço Uber Juntos (serviço de carro compartilhado) custam o mesmo ou até menos que duas tarifas de ônibus municipal. Um carro pode pode levar até quatro pessoas.
O que chama a atenção é que o valor, superior àquele cobrado por um ônibus, não é um empecilho para os aplicativos. A mesma pesquisa mostra que 62% dos usuários do aplicativo eram “clientes” do transporte público, mas migraram para esse modelo. Os pesquisadores apontam ainda que há uma tendência de alta para a adesão de novos clientes, pois o índice de reclamação é baixo, a média de ocupação é menor que duas pessoas e o mais importante: consumidores se sentem mais confortável.

Ameaça

Em entrevista à Agência Brasil, o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, Otávio da Cunha Filho, disse não ser contrário ao transporte oferecido pelos aplicativos, mas questionou a modalidade de viagem compartilhada.
“Não é uma questão de se colocar contra um serviço individual, de utilidade pública, que pode ser ofertado à sociedade, obedecer às regras de mercado, de livre oferta, de livre iniciativa. Agora o compartilhado, efetivamente, é predatório com relação ao serviço público de transporte e precisa ser reavaliado”, disse.

uber
Foto Unsplash

Aplicativos devem pagar tributo?

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos em Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello, defendeu que as empresas de aplicativos contribuem pelo menos para manter a infraestrutura urbana que utilizam.
“Se cada corrida de aplicativo em Porto Alegre contribuísse com R$ 1 para custear o transporte público, e isso entrasse como uma receita acessória, a nossa tarifa cairia de R$ 4,70 para R$ 4,30. ”
O encontro em Brasília contou com a participação do prefeito de São José dos Campos (SP), Felício Ramuth. Segundo ele, os aplicativos de transporte têm dois anos e meio de regulamentação no município e chegaram a um faturamento mensal de R$ 14 milhões. O total, segundo ele, é apenas um milhão menor que o arrecadado pelas 13 empresas de transporte da cidade.

Limite da cobrança do motorista

O Uber também foi assunto em outra comissão, desta vez ocorrida na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.
Os parlamentares rejeitaram o projeto de lei (PL 448/19), que limitava a taxa cobrada dos motoristas pelos aplicativos de transporte individual, como a Uber e Cabify, a 10% do valor da corrida realizada. Dezoito deputados votaram pela rejeição da matéria e seis, pela aprovação. Houve duas abstenções.

Uber
Foto Unsplash


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Com informações da Agência Câmara
 

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