Pesquisar
Close this search box.
/
/
Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

Home office é tendência de trabalho para 2020: veja 5 dicas

Conversamos com uma superexpert no assunto, que dá dicas preciosas para manter o foco e também sugere como conversar com o chefe para que trabalhar fora do escritório se torne uma realidade

As pesquisas de busca e interesses reunidas pelo Pinterest (leia a matéria aqui) já adiantaram a informação: 2020 deve ser o ano oficial do home office no mundo. Com mais e mais gente trabalhando de casa (ou de qualquer lugar que não seja um escritório formal), pode ser que finalmente tenha chegado a sua hora de entrar nesse movimento.

Empresas grandes e pequenas podem implementar o home office nas suas rotinas. Ou seja, essa não é uma opção exclusiva de quem é freelancer ou profissional liberal.

De olho nesse movimento, conversamos com uma superexpert no assunto – a consultora Marina Sell Brik, que já escreveu mais de seis livros sobre o assunto, entre eles As 100 Dicas do Home Office, o primeiro do gênero a ser publicado no Brasil. É também criadora do portal GoHome (Gohome.com.br) junto com André Brik e é sócia-consultora do Instituto Trabalho Portátil (trabalhoportatil.com.br). O livro Trabalho Portátil, que escreve em parceria com André, tem introdução do sociólogo italiano Domenico De Masi.

Além de dicas preciosas para manter o foco e a produtividade fora do ambiente formal, Marina compartilhou também sugestões para abordar o chefe ou o RH da empresa para propor essa ideia se o seu escritório ainda não faz uso desta tendência. Acompanhe o bate-papo:

CONSUMIDOR MODERNO – Por que você acredita que o trabalho em home office está ganhando cada vez mais adeptos? Anteriormente ele era mais relacionado à pessoas que tinham profissões de horários liberados, freelancers, certo?
MARINA BRIK – Hoje falamos não só de home office, mas de trabalho flexível. Como o trabalho ocupa uma grande parte da nossa vida, precisa ser bem administrado. Todos buscamos o famoso equilíbrio entre vida pessoal X vida profissional e atualmente isso ficou muito mais fácil com a ajuda da tecnologia. Posso trabalhar do Uber, do hotel, da cafeteria, de casa ou do escritório. Não importa. O que importa é entregar um resultado bem feito e dentro do prazo pedido. Por isso que reforçamos que essa é uma relação de trabalho madura, baseada na confiança. Se o colaborador trabalha bem na empresa, ele é capaz de fazer isso bem em qualquer lugar. Na empresa Cisco, por exemplo, que é citada como um case no nosso livro Trabalho Portátil, o funcionário pode começar a trabalhar remoto já no primeiro dia. Não faz mais sentido, especialmente para os trabalhadores da Geração Y em diante, se deslocar até um ponto se ele pode para realizar um trabalho de qualquer lugar. Claro que é preciso disciplina para realizar tudo de forma adequada (e inclusive parar de trabalhar na hora certa). Mas nada que um pouco de organização e compromisso não resolvam.

CM – Você pode compartilhar com a gente 5 dicas básicas para não perder o foco ou a concentração trabalhando de casa?
MB – Sim, vamos lá.

1. Tenha um lugar específico para o trabalho e avise todos da casa sobre isso. Só você pode mexer lá. Mantenha-o organizado.

2. Crie rituais de trabalho. Por exemplo: levar uma garrafinha de água para a bancada no início do seu expediente, ou colocar os óculos, ou levar a bolsa até a sua mesa. Rituais nos ajudam a entrar no “mood” de trabalho (ou sair dele).

3. Avise todos da casa (incluindo funcionários domésticos) sobre o seu horário de trabalho e que quando estiver ali é como se estivesse no escritório fora de casa. Ou seja, você precisa de silêncio e não pode ser interrompido. Também vale criar uma sinalização para avisar quando está no “modo trabalho”.

4. Da mesma forma, se policie para estar presente nos momentos de vida pessoal. Desligue o celular (ou coloque no silencioso), cultive um hobby, tenha vida fora da sua “pessoa jurídica” e respeite esse horário.

5. Uma bancada organizada facilita o fluxo de trabalho (pode ser um cantinho também). Tenha à mão tudo o que precisa para não ficar levantando a todo momento para pegar algo.

CM – Muita gente tem medo de não render o suficiente fora do escritório. Como desmistificar isso?
MB – Se você não estiver se sentindo produtivo, tente trabalhar em blocos, ou seja, em pequenos espaços de tempo focados em uma coisa só. Desconecte de tudo (celular no modo avião, fones de ouvido com ou sem música, ignore a campainha) e se comprometa a trabalhar por uma hora direto. Depois disso, se dê um intervalo de 10, 15 minutos (banheiro, lanchinho, ligações) e depois faça mais um bloco desses. Ajuda muito e não parece tão impossível quanto um dia inteiro de trabalho. 

CM – Você acha uma boa ideia o profissional pedir ao chefe (ou conversar no RH da empresa) para começar a fazer alguns dias de home office? Que conselhos daria para quem quer seguir por esse caminho e precisa ter uma conversa na empresa sobre o assunto?

MB – Acho superválido ter essa conversa com o chefe e isso está inclusive cada vez mais frequente nas empresas. Geralmente começam com um dia na semana de home office. Em São Paulo é comum pegar o dia do rodízio de carro. Depois, as duas partes ampliam e fazem ajustes. No site do GoHome tem mais conteúdo sobre isso.


Cultura e IA são tendências para mercado de trabalho em 2020, indica Glassdoor

Home office: é melhor atender de casa

5 benefícios da tecnologia aplicada ao home office


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]