Pesquisar
Close this search box.
/
/
Os impactos do distanciamento social nas tendências de consumo

Os impactos do distanciamento social nas tendências de consumo

A pandemia do novo coronavírus impulsionou tendências que já vinham sendo observadas. Como as empresas devem se posicionar diante desse cenário?

“Grandes tendências costumam levar um pouco de tempo para que as organizações efetivamente as enxerguem e tenham coragem de efetivamente mudar.” Com essa frase, Carlos Caldeira, sócio e professor da KC&D/INSPER, deu início à mediação do painel “Os impactos do distanciamento social nas tendências de consumo”, do CONAREC 2020.

Para o especialista, o distanciamento social acelerou tendências de consumo e de marketing que já estavam surgindo antes da pandemia e impulsionou empresas a buscarem entender melhor outras. Sobre isso, Carlos conversou com Diego Pagura, chief cliente officer da IPSOS, e com Fabio Neto, diretor de marketing do brMalls.

Empresas com propósito

Cada vez mais as pessoas buscam por propósito e as estão imbuídas nessa questão. Esta é uma das tendências levantadas por Carlos, e comentada por Diego Pagura. “Estamos em um mundo que muda e é impactado por diferentes coisas, somos sempre forçados a pensar o futuro em questões humanas. A questão do propósito tem a ver com a autenticidade e com a sustentabilidade. As marcas que eu consumo têm que refletir naquilo que eu acredito, é uma questão de valores muito forte”, afirma o chief cliente officer da IPSOS.

Diego afirma que o propósito vem como resposta à pandemia, no momento em que as empresas se colocam à disposição e atendem ao que o consumidor busca. “As pessoas trazem esses temas de autenticidade e sustentabilidade na pauta dia a dia e as empresas mergulham nisso”, diz. “A grande questão agora é como isso continua. Então estamos vendo dilemas em relação ao posicionamento de marca e reavaliação do propósito”, acrescenta.

Fabio Neto, diretor de marketing da brMalls, considera que as relações com o varejo têm sido cada vez menos transacionais e mais relacionais, e outros fatores devem ser pontuados antes mesmo imaginar o futuro das tendências no mercado de consumo. “Devemos identificar caminhos embrionários e comportamentos emergentes”, diz.

Há ainda uma necessidade de não generalizar a tendência de propósito. Fabio explica com um exemplo: “Reabrimos dois shoppings em uma mesma cidade, os dois mostraram comportamentos muito diferentes. Temos que entender de fato qual é o nosso cliente e tomar cuidado para não mudar tudo que a gente vinha fazendo porque talvez o meu consumidor não mudou na mesma intensidade que tudo aponta. Vamos entender como o consumidor se conecta à marca e encontrar nessa relação a melhor jornada para ele”.

O comportamento do consumidor

A pandemia trouxe muitas mudanças para o dia a dia, mas quem de fato foi impactado ou o que realmente irá perdurar? Fabio raciocina: “Quando a gente fala de hábitos ou mudanças, eu gosto de separar em duas colunas. Tem as mudanças que foram impostas, ou seja, não aglomerar, não ir ao cinema, e não quer dizer que a gente nunca mais vai fazer isso. E tem os hábitos que nasceram de dentro de nós, um deles é o balanço da vida profissional com a pessoal. É preciso distinguir para entender o comportamento”.

“Eu preciso entender o que vai impactar no comportamento além do dado que eu já tenho. Entendendo que hoje o consumidor é levado por questões motivacionais”, diz Diego Pagura. O chief client officer da IPSOS, empresa de pesquisa e de inteligência de mercado renomada mundialmente, traz os dados de uma pesquisa onde 55% das pessoas responderam estar dispostas a mudar de hábitos após a pandemia e outros 45% não se mostraram disponíveis às mudanças.

Nesse sentido, o desafio das empresas é saber interpretar as tendências e agir de acordo com o seu consumidor, para sempre atender às necessidades dele.


+ CONAREC 2020 

Os caminhos do trade marketing na era phygital

Lobalização x globalização: como as empresas devem agir?

Vivemos uma “mudança de era”: insights provocadores do pós-pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]