Pesquisar
Close this search box.
/
/
Propósito: um fim ou um meio para os negócios?

Propósito: um fim ou um meio para os negócios?

Como as empresas estão deixando de mirar o lucro imediato para apostar no retorno financeiro a longo prazo

O mundo dos negócios não é mais o mesmo, e não para de se transformar. O acesso cada vez mais amplo à informação tem colaborado, nos últimos anos, para um maior ativismo de colaboradores e para que a sociedade cobre das empresas posicionamentos mais responsáveis em termos sociais, ambientais e de governança. Nesse cenário, um outro fator além do lucro tornou-se fundamental para o sucesso das organizações: o propósito.

A importância do propósito

O propósito de uma empresa pode ser definido como os sonhos das pessoas que a constroem, e são esses sonhos que sustentam toda a sua cultura. São eles que motivam as pessoas, lhes dando o direcionamento necessário para trabalharem juntas e construírem algo relevante.

Um levantamento feito pela Fortune e pela McKinsey & Co com 45 dos principais CEOs do mundo revelou que, de maneira geral, os executivos se mostraram entusiasmados com a possibilidade de impactarem positivamente a sociedade, embora não deixassem de reconhecer que, a longo prazo, isso também pode ser economicamente interessante.

De acordo com o CEO da IBM, Arvind Krishna, “propósito e lucro caminham juntos, reforçando-se mutuamente”. Isso significa que as organizações lideradas sob a ótica do propósito devem mirar objetivos de longo prazo, criando valor com o passar do tempo e fazendo com que, eventualmente, seus ideais venham a convergir com o lucro.

Outra conclusão do levantamento é que o propósito tem ainda o poder de estimular a criatividade e a inovação nas organizações, porque engaja seus colaboradores, especialmente os mais jovens. Para que isso ocorra, no entanto, é preciso que o propósito da empresa seja autêntico e faça realmente parte de seu DNA, com ações que correspondam ao seu discurso.

Leia também: Empatia: habilidade fundamental dos novos tempos 

Como aplicar propósito em um negócio?

Essa talvez seja uma das principais questões de empreendedores e executivos atualmente. De um lado, algumas empresas buscam injetar um propósito em suas estruturas a qualquer custo, adotando-o de maneira superficial. De outro, empreendedores idealistas teimam em se aventurar no mundo dos negócios movidos exclusivamente pelo propósito, como se ele, por si só, fosse suficiente para garantir o sucesso de um negócio. Mas, afinal, é possível conciliar as duas coisas?

Para o CEO e cofundador do Instituto Brasileiro de Presença Digital, Luiz Felipe Grossi, o maior erro que as empresas cometem atualmente é crescer apenas em propósito, sem evoluir em gestão e estruturação de marketing para atrair clientes. “Os empreendedores precisam saber conciliar propósito com a saúde financeira de sua empresa, sempre focando no crescimento de seus negócios”, diz.

Para ele, a melhor forma de conciliar lucro e propósito dentro de uma organização é trabalhando os propósitos individuais das pessoas e da empresa. “Os colaboradores precisam entender que, quanto mais a empresa crescer, mais oportunidade de crescimento e desenvolvimento todos que estão ali terão.”

Grossi afirma que toda empresa precisa trabalhar três pilares de crescimento: pessoas, produtos e processos. Segundo o CEO do IBPD, por mais que possa parecer um dilema, conciliar propósito e lucro é perfeitamente possível: “Fomos educados a achar feio alguém querer lucrar, parece algo ruim, mas na realidade é algo bom e necessário. Lucrar desonestamente sim é errado. Entregar um trabalho eficiente e transformador e receber por isso é justo”, conclui.


+ Notícias 

23 informações para empresas que querem ir além das metodologias ágeis 

Gente com obsessão por marcas: maluquice ou estratégia? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]