Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como melhorar o uso do WhatsApp para negócios

Como melhorar o uso do WhatsApp para negócios

Para acompanhar as necessidades no atendimento ao consumidor marcas miram em novas soluções oferecidas pelo WhatsApp para negócios

O WhatsApp possui mais de 2 bilhões de usuários no mundo. No Brasil, o número de pessoas que usa o aplicativo diariamente está em torno de 120 milhões, segundo dados de 2019 divulgados pelo próprio app. Tal popularidade fez com que o uso do Whatsapp para negócios se tornasse uma grande oportunidade comercial para as empresas, que começaram a utilizá-lo para vender ou dar assistência aos clientes.

Segundo dados do Sebrae, o WhatsApp Business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte. Mas, como usar essa ferramenta de forma a ter os melhores resultados possíveis – seja no engajamento dos clientes ou na conversão de vendas?

Leia também: Consultoria aponta o que os consumidores esperam das marcas online 

Focando no WhatsApp para negócios

Lançado em 2018, o WhatsApp Business tem se firmado cada vez mais como uma ferramenta estratégica para manter a proximidade com o cliente.

Diferentemente do app comum, na versão para empresas é possível automatizar algumas mensagens, como ausência de atendentes, incluir informações da marca no perfil, além de incluir um catálogo de produtos direto na ferramenta.

Nesta versão, o objetivo principal é facilitar a rotina de trabalho de pequenos e médios empreendedores, já que conta com recursos exclusivos como relatórios criados automaticamente, que apresentam informações precisas sobre a quantidade de mensagens que foram enviadas, entregues e lidas pelos clientes.

Contudo, para grandes companhias, que recebem milhares de mensagens por dia, o WhatsApp Business ainda não é totalmente escalável.

Indo além com a versão WhatsApp Business API

Em inglês, API significa Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicativos. A API do WhatsApp Business permite integrá-lo a CRMs, plataformas de atendimento, softwares de automação de marketing, entre outras tecnologias. Assim, vários operadores podem acessar a mesma conta e a empresa consegue centralizar o relacionamento com o cliente.

Sendo assim, algumas ferramentas nessa integração são habilitadas, o que inclui a possibilidade de usar número fixo, uso de chatbots e vários atendentes utilizando a mesma conta, ao mesmo tempo, tornando o aplicativo muito interessante para médias e grandes empresas.

Contudo, o WhatsApp Business API depende da aprovação do próprio WhatsApp para cada nova conta. Por isso, empresas têm recorrido a provedores oficiais para ativar sua conta no app.

Startups impulsionam o desenvolvimento de soluções para o aplicativo

Com a relevância do WhatsApp no Brasil e no mundo, as startups começaram a enxergar um terreno fértil para a criação de modelos de negócios para trabalhar dentro da plataforma.

A ChatPay, por exemplo, é uma startup brasileira que nasceu em janeiro de 2020, com o intuito de gerenciar grupos pagos no WhatsApp. A empresa desenvolveu uma plataforma onde é possível criar um grupo de WhatsApp exclusivo, com apresentação personalizada e descritiva do grupo. Depois, para entrar no grupo, o participante efetua o pagamento, com possibilidade de parcelamento, mensalidade e até assinatura.

A ideia da startup é cuidar de todos os processos de gerência do grupo pago. A pessoa escolhe o valor que deseja cobrar e cria uma página de vendas para seu grupo. Depois, os clientes dessa pessoa compram uma vaga, através do sistema de pagamentos da plataforma. Após a confirmação de pagamento, os clientes recebem acesso ao link e podem entrar instantaneamente no grupo.

Já a Ubots, startup fundada em 2016, oferece soluções baseadas em inteligência artificial e desenvolveu uma plataforma própria pensada tanto para interações com agentes humanos quanto com chatbots.

Na prática, uma empresa que queira atender no WhatsApp para aproximar a relação com os clientes, pode utilizar um chatbot para o primeiro contato realizado através do canal. O bot realiza o atendimento inicial e, diante das informações que recebe, direciona o cliente para um atendimento mais específico e assertivo.

Outra funcionalidade disponível no canal é o envio de áudio, que também garante uma proximidade maior.

5 dicas para potencializar o uso do WhatsApp Business para os negócios

  1. Disponibilize um catálogo de produtos ou serviços: informações práticas a respeito dos preços e detalhes dos produtos ou serviços é tudo o que o cliente quer. E, quanto mais prático, melhor para agilizar a decisão de compra do consumidor.
  1. Não demore em responder: organize-se para nunca deixar o cliente esperando. Instantaneidade é a palavra da vez quando o assunto é mídia social. Usar o WhatsApp na versão para computadores ajuda a responder com mais rapidez. Quando estiver offline, aproveite o recurso de resposta de ausência para que, pelo menos, o cliente saiba que a mensagem foi recebida corretamente e será respondida na primeira oportunidade.
  1. Configure o perfil corretamente: informações básicas, quando reunidas em um só lugar, podem ser muito úteis ao cliente. Localização, e-mail, site e horário de atendimento são importantes para uma consulta rápida quando o cliente não se lembra o endereço do estabelecimento, ou do horário de funcionamento. Com apenas um toque, ele tem todas as informações facilmente.
  1. Aposte nas listas de transmissão: além de manter a confidencialidade dos dados de cada pessoa que está nela, o cliente recebe uma mensagem individual, o que dá um tom próximo e atencioso.
  1. Mantenha os clientes atualizados: além de ajudar a permanecer no radar dos clientes, enviar mensagens esporádicas, com informações relevantes aos clientes, podem ser úteis no atendimento, como mudança no horário de expediente ou esquema de funcionamento em feriados.

+ Notícias 

Estratégias para aumentar o ticket médio das empresas 

Carrefour vê efeitos de digitalização e registra aumento de 43% no lucro líquido em 2020 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]