Pesquisar
Close this search box.
/
/
A evolução de tecnologias e o uso de dados para um atendimento humanizado

A evolução de tecnologias e o uso de dados para um atendimento humanizado

Uso de dados e aprendizado de máquina estão tornando o contato com robôs cada vez mais natural

Falar com “robôs”, os já popularmente conhecidos bots, é algo cada vez mais comum no dia a dia das pessoas. Tirar uma dúvida com a empresa, fazer uma reclamação ou até contratar um serviço online são alguns exemplos do contato mais corriqueiro com esses ajudantes virtuais.

Muitas empresas utilizam essa tecnologia e encontram como maior desafio a criação de um atendimento humanizado que, quando obtido, se torna um grande diferencial. E a evolução da tecnologia deve proporcionar que o objetivo da humanização seja alcançado com mais facilidade.

A importância do atendimento humanizado

O atendimento humanizado nada mais é do que uma forma de comunicação com o cliente que leva em consideração o entendimento, a emparia, e, principalmente, a agilidade na solução necessária.

Tem grande influência na experiência do consumidor, já que promove a satisfação ou não do cliente com seu negócio. Por isso, envolve diversos pontos dessa relação entre cliente e empresa.

Quando se fala em atendimento humanizado, logo se pensa na necessidade de ter uma pessoa para realizá-lo. Mas com a evolução de tecnologias, é possível promover esse atendimento de forma automatizada. Ou seja, com robôs – e mesmo assim, tornar a experiência do cliente algo positivo.

Para Rodrigo Schiavini, CEO da SmartHint, empresa especializada em tecnologia para e-commerce, os consumidores têm uma relação muito grande com o meio digital, mas essa relação entre homem e máquina passará por ajustes.

“Isso porque, logo após passar a novidade, vem a necessidade de melhorar a ‘relação’. Nisso, a máquina tem muitos defeitos porque procuramos espelhar a relação entre pessoas também com as máquinas”, explica.

A criação de um bot humanizado

O uso e evolução de tecnologias como a inteligência artificial tornam a tarefa de ter um bot humanizado cada vez mais fácil, já que entendem e constroem padrões que melhoram a relação entre as pessoas e os meios digitais.

Para as empresas, isso significa oferecer um serviço cada vez mais único e que promove a personalização do ambiente, o que melhora a experiência do consumidor, aumenta a satisfação e ainda o fideliza pela eficiência.

“Com a utilização de algoritmos de inteligência artificial esta missão ficou mais acessível. Por exemplo, hoje já é comum navegar em lojas virtuais e em poucos cliques, todo o processo de apresentação de produtos pela loja ser personalizado. Ou seja, a loja apresenta produtos que têm aderência ao que o consumidor está buscando”, explica Rodrigo Schiavini.

Segundo ele, algoritmos de inteligência artificial estão preparados para entender o comportamento do consumidor e respondê-lo de forma adequada.

Se um consumidor faz uma busca por “tênis de corrida” e escolhe visualizar um deles, a própria tecnologia entende as preferências desse cliente e passa a mostrar os produtos que sejam mais adequados ao que ele escolheu visualizar primeiro. Isso melhora a jornada do cliente e sua experiência com a loja, tornando a compra mais facilitada, por exemplo.

Aceitação dos bots de atendimento humanizado

Para Schiavini, a aceitação não está relacionada com o atendimento ser realizado por um robô ou uma pessoa. Ou seja, o atendimento humanizado não está relacionado com a presença de uma pessoa. Atendendo às necessidades do consumidor, ambos os formatos têm aceitação.

Rodrigo Schiavini dá um exemplo: “Posso mandar uma mensagem para a loja virtual questionando o prazo de entrega da compra que realizei. Não há diferença para o cliente desde que a resposta esteja correta. O mesmo acontece se quero cancelar um pedido. Se eu conseguir realizar isso de forma eficiente, a questão está resolvida. Mas, caso eu queira cancelar um pedido, ligo para a loja e o atendente não resolve, isso causará frustração”.

Ou seja, a questão não está na automação do atendimento e, sim, na experiência que esse cliente tem com a empresa. “Na minha opinião, o formato que é mais aceito é aquele mais simples, objetivo e, principalmente, que resolva a questão apresentada”, afirma.

Para existir um equilíbrio entre o atendimento humano e o feito com ajuda das tecnologias, é preciso entender a importância da humanização em qualquer processo, seja no real ou no digital.

Para Rodrigo, o equilíbrio se dá através da avaliação constante do quão “humana” está a tecnologia, do quanto está atendendo de fato as necessidades e cativando esse cliente. Se consegue resolver um problema, a tecnologia passa a ser bem-vinda pelos consumidores.

O uso de dados no atendimento humanizado

Os dados são cada vez mais valiosos com o avanço das tecnologias. E, por isso, uma das maiores preocupações atuais, principalmente depois da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, é sobre como criar esse atendimento humanizado sem fazer uso de dados de maneira problemática no ponto de vista da privacidade.

De fato, as tecnologias utilizadas para tal processo necessitam de dados para entender o consumidor e oferecer as melhores soluções de maneira cada vez mais humanizada. Entretanto, isso não significa utilizar dados sensíveis do usuário.

Ou seja, não é preciso saber informações pessoais para criar um atendimento humanizado com robôs. Apenas as informações de uso nos canais digitais, como cliques, permanência na página, palavras-buscadas, etc. já são suficientes para construir uma boa experiência de consumo.

Assim, o que importa de verdade é o comportamento desse cliente, medido de acordo com a interação dele com o ambiente digital da empresa.

“A principal relação é o comportamento. Qual produto a pessoa vê, qual ela procura, qual compra e assim por diante. Com o histórico, a inteligência artificial tem condições de responder perguntas, sempre relacionado ao histórico dos comportamentos já conhecidos pelo algoritmo”, explica Rodrigo Schiavini.

De maneira geral, o atendimento humanizado continua sendo uma necessidade das pessoas na hora de consumir, entretanto, não precisa mais ser, necessariamente, com uma pessoa. Como foi visto, dependendo do caso, a automação desse atendimento pode trazer mais ganhos que um funcionário que esteja mal treinado, por exemplo. Por isso, é preciso entender esse atendimento humanizado como a busca pela melhor maneira de solucionar os problemas do consumidor, seja com a ajuda da tecnologia, seja com pessoas reais.


+ Notícias 

Consumo phygital obriga reformulação nos processos internos das empresas 

Como a gestão de dados pode revolucionar o setor da saúde 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]