Pesquisar
Close this search box.
/
/
Bem-estar: brasileiros encaram mercado de Wellness como prioridade

Bem-estar: brasileiros encaram mercado de Wellness como prioridade

Segundo pesquisa da McKinsey, o mercado de Wellness entra em 75% nas prioridades dos brasileiros

O Brasil é um mercado que se destaca em alguns setores da economia, sobretudo pela cultura. Um deles é o mercado de bem-estar, conhecido também como Wellness, ao qual os brasileiros tendem a investir e utilizar com bastante frequência, à frente de outros países do mundo.

É o que diz o recente estudo “Feeling Good: The future of the $1.5 trillion wellness Market” (“Sentir-se bem: o futuro dos $1,5 trilhões do mercado de bem-estar”), da McKinsey. De acordo com a pesquisa, feita com 7,5 mil consumidores em seis países, 79% dos entrevistados acreditam que o bem-estar é importante e 42% consideram isso como uma grande prioridade.

No Brasil, a penetração do mercado é ainda maior. “Quando comparamos com países como os Estados Unidos, o Reino Unido, vemos que o tema de Wellness entra em 40% ou 50% nas top prioridades da vida das pessoas. No Brasil, nas nossas pesquisas, o futuro de Wellness entra como 75%, é um destaque desproporcional na importância que esse tema vem ganhando”, explica Mariana de Paiva Guimarães, associate partner da McKinsey & Company.

Expansão do que é bem-estar

A preocupação com o bem-estar e o entendimento do tamanho do mercado passou por algumas mudanças — fator que também ampliou as projeções de faturamento, diz o estudo. Hoje, o mercado de Wellness compreende seis categorias: saúde médica, saúde física, nutrição, estética e aparência, qualidade do sono e bem-estar psicológico — esse último conhecido também como “mindfulness”.

“Alguns anos atrás, o bem-estar era visto como a saúde médica, no sentido de estar com um bom funcionamento do corpo e fazer uma academia, com exercício físico. Era um conceito bem restrito e agora houve uma ampliação, bem-estar é sono, é saúde mental, nutrição etc.”, explica Mariana.

Ela ressalta também que a ampliação do conceito contribui para que o mercado cresça, assim como a mudança na forma como o consumidor enxerga o bem-estar em sua vida. “Isso passou a ser uma prioridade de fato na vida do consumidor, estar se sentindo bem e estar bem consigo mesmo passou a ter uma importância muito relevante na vida das pessoas e isso se traduziu na forma como as empresas engajam seus funcionários e criou um ambiente que propicia e estimula essa prática.”

Em todas as seis categorias, a expectativa global do mercado é que haja crescimento de 5 a 10% em 2021. E o motivo para o aumento, explica Mariana, está relacionado a uma importância gradativa sobre a importância de sentir-se bem. “Essa é uma tendência que já vinha de dois a três anos, a Covid-19 só aumentou a consciência e as intenções para frente. Não é um tema novo, ele só foi reforçado. Cada vez mais as empresas vão ter que se mover para atuar sobre isso e repensar como elas posicionam os produtos.”

O mercado de Wellness no Brasil

No Brasil, o crescimento do mercado de bem-estar apresentou um crescimento ainda maior durante a pandemia. O estudo mostra que o investimento do brasileiro chega a ser duas vezes maior que os outros países pesquisados.

“A tendência de crescimento dessa preocupação no Brasil é muito maior. Estimamos, por meio da pesquisa, que o brasileiro gaste em média 1.200 reais por ano com bem-estar. Isso, quando fazemos uma relação per capita, é duas vezes maior do que o gasto em outros países. Ou seja, não só o tema é maior, como também isso se reflete na disposição de como o brasileiro está disposto a gastar”, destaca Mariana.

Por causa da pandemia, além de investir nas categorias voltados à exercício físico e aparência, Mariana explica que o brasileiro passou também a investir em saúde médica. “A gente sempre soube que brasileiro se preocupa muito com o mundo fitness, de aparência. Mas o curioso é que, na nossa pesquisa, nesse momento de Covid-19, as dimensões que mais se destacaram dentro dessa penetração da disposição de gastar foi a de saúde médica. Isso tem um pouco a ver com o valor desses serviços aqui, mas você vê que, em outros países, dimensões como a aparência e até mindfulness, tem uma relevância desproporcionalmente menor do que tem para o brasileiro.”

E a tendência, explica a pesquisa da McKinsey, é que esse gasto se mantenha ou aumente, englobando todas as categorias do mercado de Wellness. “Vimos que mais ou menos 50% dos consumidores estão dispostos a gastar mais, a aumentar o que eles já gastam com o corpo e com a mente. 30% deles não pretendem aumentar o gasto, mas querem manter o que despendem hoje. Ou seja, 80% dos consumidores vai ou manter ou aumentar o que eles têm gastado com Wellness no pós-pandemia”, completa.

De acordo com o estudo, entre todas as seis categorias do mercado, apenas a de nutrição tem baixa aderência no Brasil, algo que está começando a mudar, mas terá que percorrer um longo caminho. “Estamos caminhando só agora para nos importar com uma alimentação melhor e gastar mais com esses alimentos. Isso já é muito mais evoluído lá fora, aqui estamos alguns passos para trás”, conclui Mariana.

As gerações e o contato com o mercado de Wellness

A nível global, a pesquisa mostra que a relação de consumo muda de acordo com as gerações. Entre as tendências destacadas, o uso de produtos mais naturais chama a atenção e isso vale especialmente para as gerações mais novas, como os Millennials e a Geração Z.

“Essa consciência de que você precisa estar bem consigo mesmo veio muito com a geração dos millennials e a geração Z. Se você pensar, toda essa pegada de aparência natural, de trabalhar e usar materiais orgânicos, veganos, é ainda mais proeminente nessas gerações”, explica Mariana.

A pesquisa também aponta que a personalização é algo recorrente em todas as gerações. No Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha, mais de 88% dos consumidores priorizam um produto ou serviço personalizado com mais frequência do que desejavam dois ou três anos atrás.


+ Notícias

Busca pelo bem-estar: como conteúdos motivacionais podem gerar dependência emocional

A distância entre saúde e bem-estar no pós-pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]