Mercado Livre começa a garantir entregas no mesmo dia

Marketplace anuncia também o acréscimo de 600 vans envelopadas para sua frota de última milha até o final do ano

Fonte: Unsplash

A régua no e-commerce acaba de subir mais um pouco. Na esteira de anúncio de globais varejistas sobre prazos cada vez menores para suas entregas, o Mercado Livre anunciou que está garantindo entregas no mesmo dia para compras na Grande São Paulo e nas regiões metropolitanas de Florianópolis (SC) e Salvador (BA). O anúncio mostra a disposição para a briga do tempo zero dos grandes players em solo nacional, já que em abril a Amazon havia anunciado entrega no mesmo dia para a cidade de São Paulo.

No caso do Mercado Livre, o serviço é válido para compras de produtos sinalizados como FULL em verdinho que aparece nos itens da plataforma, realizadas, impreterivelmente, até às 11h. A sinalização do FULL mostra que a compra está no modelo logístico fulfillment, que contempla itens já armazenados em um centro de distribuição do Mercado Livre, que é responsável por todo o processo logístico da venda, desde o estoque até a entrega ao consumidor final.

De acordo com o Mercado Livre, essas entregas de mesmo dia só não são feitas aos domingos.

“O usuário terá acesso a mais de 10 milhões de unidades de produtos, de categorias variadas, inclusive, a de supermercado. Este é o maior sortimento disponível em um marketplace no Brasil para entregas no mesmo dia e sem custo adicional. A política de frete do Mercado Livre continua a mesma, inclusive o frete grátis para compras a partir de R$ 79. A nossa expectativa é de que, até julho de 2021, mais de 20% dos CEPs de compradores de todo o Brasil sejam atendidos com entregas neste formato”, comenta o diretor de transportes do Mercado Envios no Brasil, Luis Perera.

Segundo o Mercado Livre, seu modelo tecnológico de entrega é escalável e adaptável, e por isso o serviço de entrega no mesmo dia tem tudo para se estender a mais regiões do País.

Piloto em 2019

Ainda que a pandemia tenha acirrado a briga da entrega rápida no e-commerce brasileiro, essa corrida já existia há alguns anos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o serviço flash do tipo foi inaugurado pela Amazon em 2015. No caso das entregas do Mercado Livre para as entregas de um dia no Brasil, testes e estudos têm sido feitos desde pelo menos 2019. Naquele ano, a gigante latina já implementava hubs de entrega dentro de shoppings e centros comerciais para servir como delivery terceirizados de lojas, que entregavam em até uma hora em um raio de 3 km.

Ampliação da frota viária

Além da tecnologia para armazenamento e entrega, o Mercado Livre também escala sua frota.

“Para atendermos os usuários de todo o país com excelência, iremos ainda ampliar a nossa frota de veículos até o final do ano com mais 600 vans envelopadas e 100% dedicadas ao Mercado Livre, para operar a última milha”, comenta Perera.

De acordo com o Mercado Livre, os novos veículos irão se somar às 10 mil vans que já estão em operação no Brasil, além dos 4 aviões da companhia, 600 carretas, mais de 50 carros elétricos e as 46 carretas movidas a gás que estarão em operação até o final de 2021.

“Com a nossa frota ampla e robusta, conseguimos reduzir os prazos dos envios, além de aumentar a capacidade de entregas para o mesmo dia nas compras de produtos armazenados em nossos centros de distribuição”, complementa o executivo.

 


+ Notícias

Via Varejo inclui veículos elétricos em suas operações logística

B2W inicia entregas com tuc-tucs elétricos e acelera estratégias de ESG






Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS