Cibersegurança: como o Nubank pensa a proteção de seus clientes?

A fintech explica investimento em cibersegurança e a mais recente proposta de proteção no aplicativo

Foto: Shutterstock

Com a crescente modernização das instituições financeiras, que caminham para seu maior momento digital, houve uma necessidade urgente de investimento em estratégias de cibersegurança. Afinal, embora a tecnologia atue como facilitadora dos processos bancários, ela por vezes — especialmente quando não é planejada com intensivos processos de segurança — se apresenta como um meio simples e rápido de roubo de dados e de acesso indevido a contas bancárias.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre a experiência do cliente

Essa segurança, no entanto, tem sido fundamental para fazer com que os bancos, sobretudo os nativos digitais, tenham uma conexão mais profunda com seus clientes. Afinal, ainda que os processos digitais sejam mais simples, ágeis e encantadores, os riscos seguem ativos, e cabe às instituições fornecerem informações transparentes e alternativas de segurança para criar esse vínculo mais forte.

A cibersegurança é um dos assuntos que será debatido no Conarec 2021, evento do Grupo Padrão que ocorre nos dias 10 e 11 de novembro. Entre as palestras, haverá uma série de palestrantes e grandes executivos do mundo da tecnologia, inclusive de bancos digitais.

Uma das maiores fintechs, bastante popular por aqui, é o Nubank, que conquistou milhares de brasileiros com suas facilitações digitais, a cibersegurança é levada a sério — e o cliente está sempre à par de todos os processos, ganhando autonomia para promover mais etapas de segurança. Recentemente, a empresa lançou uma nova opção dentro do aplicativo para tornar as operações mais seguras, a Proteção de Acesso ao App.

Mais que investir na cibersegurança, promover autonomia

Diante de tantas ameaças, o Nubank tem se sobressaído no mercado pelos esforços e pela inovação na área de cibersegurança. A recente chegada do Proteção de Acesso ao App foi mais um dos passos que, além de promover maior segurança ao cliente, também forneceu a ele mais autonomia para o cuidado de sua conta.

“A ferramenta funciona como uma camada extra de segurança e pode ser ativada a qualquer momento pelo usuário através das configurações do aplicativo. Com ela, toda vez que o cliente abrir o app do Nubank será necessário inserir o método de desbloqueio utilizado pelo sistema operacional do aparelho, como reconhecimento facial, biometria digital, validação por senha ou outro mecanismo”, explica a empresa, em entrevista exclusiva à Consumidor Moderno. “Essa camada adicional de proteção visa impedir que outras pessoas acessem o aplicativo do Nubank de forma indevida e tem como objetivo aprimorar a segurança dos clientes, que podem ativá-la no momento de sua preferência”, completa.

Essa é uma das ferramentas novas do aplicativo para manter o usuário mais protegido, mas não é a única, o Nubank tem trabalhado ativamente para a promoção de um ambiente mais seguro, uma ação dividida em muitos fatores. “Mantemos monitoramento constante dos mecanismos de segurança do aplicativo e das operações realizadas pelos usuários, com a frequente implementação de tecnologias que auxiliem neste sentido. Contamos, ainda, com equipes dedicadas à prevenção a fraudes, e estamos sempre atualizando e melhorando nossos processos e sistemas internos”, explica a empresa.

Para mais conteúdos de CX, assine a newsletter da Consumidor Moderno.

Educação como forma de prevenção

Para além dos processos internos, o Nubank também tem investido em uma outra linha de prevenção muitíssimo eficiente: a informação. “Disponibilizamos conteúdos educativos em nosso blog e realizamos campanhas educacionais para prevenir golpes e instruir nossos clientes a nos contactar em caso de roubo ou furto, por meio de nosso atendimento 24h, para bloqueio imediato do app”, complementa.

Por meio de uma newsletter enviada por e-mail e das redes sociais, a empresa se propõe a fazer uma comunicação ativa com seus clientes, algo que estabelece não apenas um relacionamento mais próximo como também informa o consumidor sobre inúmeras características, entre elas, a importância da segurança dentro do aplicativo.


+ Notícias

Nubank abre acesso a transferências internacionais no aplicativo

PIX: Nubank lidera ranking de chaves registradas




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS