Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vivemos a era do e-commerce? As gerações mais velhas discordam

Vivemos a era do e-commerce? As gerações mais velhas discordam

Pesquisa aponta que 88,3% dos consumidores acima dos 40 anos preferem a loja física ao e-commerce.

Com todas as mudanças provocadas pela pandemia, é muito comum ver as pessoas comprarem online. E não à toa, o e-commerce segue em alta, mês a mês com mais faturamento e crescimento, novas lojas e novos usuários. Afinal, até mesmo quem nunca havia feito uma compra online, em 2020 o fez e pretende continuar fazendo ao longo dos próximos anos. Mas a grande questão é: será que a jornada de compra é de fato digital ou as lojas físicas ainda são preferidas?

Ao que tudo indica, cada vez mais a jornada de compra será phygital — híbrida entre o digital e o físico — e isso fica cada vez mais evidente nos estudos da área. No entanto, ainda que uma parte da compra seja faturada no e-commerce, na maior parte das vezes, o consumo ainda é predominante físico, sobretudo para as gerações mais velhas, acima dos quarenta anos. De acordo com levantamento das professoras e economistas Lodonha Coimbra Soares e Adriana Speggiorin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Sindilojas RS, 88,3% desses consumidores preferem comprar na loja física para aproveitar melhor a visualização do produto.

Vale destacar que, entre essas pessoas, os outros principais motivos para a compra física são credibilidade (62%) e prazo de entrega (16,5%). A amostragem foi feita com base em uma pesquisa virtual, que conta com 71% de pessoas com mais de 40 anos.

“Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca Lizete Zamboni, coordenadora do Departamento de Pesquisa da Sindilojas RS.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Mesmo com o avanço do e-commerce, as compras físicas ainda lideram para os mais velhos

Ainda que muito se fale sobre o crescimento do e-commerce, o Brasil ainda tem as compras físicas como principal meio de venda do varejo. Seja por uma questão de apego das gerações mais velhas ou do público baixa-renda, esse canal ainda deve permanecer muito ativo, mas isso não significa que o e-commerce esteja perdendo forças: somente no primeiro semestre de 2021, ele obteve um crescimento superior ao de 2020, com base na pesquisa da Neotrust.

Embora o levantamento das professoras mostre que as vendas em lojas físicas ainda superam o e-commerce, é possível reconhecer que os entrevistados mais velhos também se aventuraram pelo comércio eletrônico: 35,1% dos entrevistados acima de 35 anos consumiram em plataformas digitais nos últimos três meses e destacam como vantagem a facilidade da pesquisa de preços (66%) e a praticidade (62%).

No entanto, a maioria desse público ainda opta pela loja física. 64% dos entrevistados são fiéis a elas para aquisição de produtos, especialmente peças de roupas e calçados (76,6%), conforme aponta o levantamento. Outro dado importante para essas gerações é que apenas 29% do público pretende antecipar as compras de Natal na Black Friday.

A amostragem também contou com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% de São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias.

É preciso saber reconhecer as demandas de cada cliente e suas particularidades

Mais do que nunca, está claro que cada consumidor tem uma individualidade bem definida — e é por isso que as estratégias omnicanais são tão assertivas. Gerações mais velhas têm outras preferências na hora de escolher um canal de venda e atendimento, bem como os Millennials e Geração Z também optam por uma vida mais digital. É evidente que as lojas físicas são dominantes para algumas gerações, assim como e-commerce também predomina entre os mais novos, mas é justamente a conduta da marca a mais importante no processo, dado que é necessário atender diferentes tipos de consumidor.

Eis, portanto, a importância de estabelecer uma jornada do cliente personalizada e adaptada à individualidade de cada consumidor. É preciso que as empresas estejam atentas à forma como pensam o customer experience, porque uma uma experiência pensada para um jovem pode não agradar uma pessoa de meia-idade, assim como o oposto também é válido. A grande necessidade é ajustar a estratégia de acordo com o cliente e fornecer a ele uma gama de opções de jornadas, para, além de tudo, deixá-lo no controle.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente


+ Notícias

Por que o Big Data é um grande acerto na logística do e-commerce?

Faltam 65 dias para o fim do ano: confira tendências para o e-commerce em 2022

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]