Pesquisar
Close this search box.
/
/
Vivemos a era do e-commerce? As gerações mais velhas discordam

Vivemos a era do e-commerce? As gerações mais velhas discordam

Pesquisa aponta que 88,3% dos consumidores acima dos 40 anos preferem a loja física ao e-commerce.

Com todas as mudanças provocadas pela pandemia, é muito comum ver as pessoas comprarem online. E não à toa, o e-commerce segue em alta, mês a mês com mais faturamento e crescimento, novas lojas e novos usuários. Afinal, até mesmo quem nunca havia feito uma compra online, em 2020 o fez e pretende continuar fazendo ao longo dos próximos anos. Mas a grande questão é: será que a jornada de compra é de fato digital ou as lojas físicas ainda são preferidas?

Ao que tudo indica, cada vez mais a jornada de compra será phygital — híbrida entre o digital e o físico — e isso fica cada vez mais evidente nos estudos da área. No entanto, ainda que uma parte da compra seja faturada no e-commerce, na maior parte das vezes, o consumo ainda é predominante físico, sobretudo para as gerações mais velhas, acima dos quarenta anos. De acordo com levantamento das professoras e economistas Lodonha Coimbra Soares e Adriana Speggiorin, da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Sindilojas RS, 88,3% desses consumidores preferem comprar na loja física para aproveitar melhor a visualização do produto.

Vale destacar que, entre essas pessoas, os outros principais motivos para a compra física são credibilidade (62%) e prazo de entrega (16,5%). A amostragem foi feita com base em uma pesquisa virtual, que conta com 71% de pessoas com mais de 40 anos.

“Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca Lizete Zamboni, coordenadora do Departamento de Pesquisa da Sindilojas RS.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente

Mesmo com o avanço do e-commerce, as compras físicas ainda lideram para os mais velhos

Ainda que muito se fale sobre o crescimento do e-commerce, o Brasil ainda tem as compras físicas como principal meio de venda do varejo. Seja por uma questão de apego das gerações mais velhas ou do público baixa-renda, esse canal ainda deve permanecer muito ativo, mas isso não significa que o e-commerce esteja perdendo forças: somente no primeiro semestre de 2021, ele obteve um crescimento superior ao de 2020, com base na pesquisa da Neotrust.

Embora o levantamento das professoras mostre que as vendas em lojas físicas ainda superam o e-commerce, é possível reconhecer que os entrevistados mais velhos também se aventuraram pelo comércio eletrônico: 35,1% dos entrevistados acima de 35 anos consumiram em plataformas digitais nos últimos três meses e destacam como vantagem a facilidade da pesquisa de preços (66%) e a praticidade (62%).

No entanto, a maioria desse público ainda opta pela loja física. 64% dos entrevistados são fiéis a elas para aquisição de produtos, especialmente peças de roupas e calçados (76,6%), conforme aponta o levantamento. Outro dado importante para essas gerações é que apenas 29% do público pretende antecipar as compras de Natal na Black Friday.

A amostragem também contou com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% de São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias.

É preciso saber reconhecer as demandas de cada cliente e suas particularidades

Mais do que nunca, está claro que cada consumidor tem uma individualidade bem definida — e é por isso que as estratégias omnicanais são tão assertivas. Gerações mais velhas têm outras preferências na hora de escolher um canal de venda e atendimento, bem como os Millennials e Geração Z também optam por uma vida mais digital. É evidente que as lojas físicas são dominantes para algumas gerações, assim como e-commerce também predomina entre os mais novos, mas é justamente a conduta da marca a mais importante no processo, dado que é necessário atender diferentes tipos de consumidor.

Eis, portanto, a importância de estabelecer uma jornada do cliente personalizada e adaptada à individualidade de cada consumidor. É preciso que as empresas estejam atentas à forma como pensam o customer experience, porque uma uma experiência pensada para um jovem pode não agradar uma pessoa de meia-idade, assim como o oposto também é válido. A grande necessidade é ajustar a estratégia de acordo com o cliente e fornecer a ele uma gama de opções de jornadas, para, além de tudo, deixá-lo no controle.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro das notícias sobre a experiência do cliente


+ Notícias

Por que o Big Data é um grande acerto na logística do e-commerce?

Faltam 65 dias para o fim do ano: confira tendências para o e-commerce em 2022

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]