Pesquisar
Close this search box.
/
/
Jornada do cliente em 2022: como sua empresa pode aprimorá-la?

Jornada do cliente em 2022: como sua empresa pode aprimorá-la?

Em artigo, o vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft dá dicas de como garantir experiências marcantes e uma jornada fluida aos clientes

O ano de 2021 foi marcado pela forte digitalização dos processos e a constante mudança do consumidor, que está cada vez mais ativo no processo de compra.

Por conta disso, as empresas precisaram repensar suas estratégias e adaptá-las para trazer esse cliente para mais perto e estreitar o relacionamento com ele.

Para isso, foi necessário conhecê-lo e traçar o seu perfil. A missão? Entender suas necessidades, desejos, vontades e dores, e, assim, montar a jornada do cliente, que inclui atração, retenção, compra e fidelização.

Esse processo fez com que entrássemos de vez na Era do Customer Centric, que torna o consumidor o centro das estratégias e peça fundamental para o sucesso da empresa. Mas como é possível aprimorar a jornada do cliente e acertar no planejamento de 2022? Continue acompanhando o conteúdo e descubra!

Conheça muito bem o seu cliente

Um dos passos fundamentais para quem busca aprimorar a jornada do cliente e garantir bons resultados para 2022, é estudar a fundo e conhecer o seu cliente.

Por isso, invista em técnicas, ferramentas e plataformas que possibilitem a captura de dados para que possa analisá-los com mais precisão, e assim entender quem é o seu cliente, o que ele precisa, o que espera, quais são suas dores, seus hábitos comportamentais e em quais canais está presente.

Dessa forma, a estruturação das estratégias se torna mais fácil e entrega uma experiência satisfatória, que gera conexão, melhora o relacionamento e traz mais confiança.

Pesquisa realizada pela New Voice Media mostra que 58% dos entrevistados, depois de ter uma experiência negativa com uma marca, não voltam a procurá-la e perdem sua preferência. Portanto, se deseja continuar conquistando o seu público em 2022, aposte no conhecimento sobre o cliente para montar uma jornada eficiente.

Proponha melhorias para a jornada do cliente

Ao falar da jornada do cliente, é preciso ter em mente que ela é um órgão vivo, e deve ser continuamente melhorada à medida que as atitudes e o comportamento do consumidor evoluem. É importante sempre cobrir os gaps e ficar de olho nas oportunidades para atuação.

Mais uma vez aparece um tópico que tem bastante destaque: prestar atenção no cliente e em seu comportamento, pois eles dão indícios do que não está agradando e o que pode ser melhorado.

Esteja sempre de olho no movimento feito por eles, para que a sua jornada do cliente entregue soluções adequadas.

Utilizar ferramentas de monitoramento de atividade, como o social listening, auxiliam nessa tarefa e trazem eficiência para a sua estratégia.

Aposte no omnichannel

O relacionamento omnicanal se torna cada vez mais essencial para as empresas que desejam acompanhar a jornada do cliente.

Afinal, atualmente a experiência de compra é fluida e pode passar por diversos canais até o produto e/ou serviço ser realmente adquirido. E mesmo na fase de pós-venda, os clientes buscam diferentes canais de contato e a sua empresa deve estar preparada.

Por isso, a orquestração do relacionamento omnicanal deve ser fluída e integrada. Fazendo com que o consumidor percorra sem interrupções ou problemas de desencontro de informações.

Aposte em plataformas e softwares que agilizam essa integração, armazenam os dados e as conversas realizadas, deixando todos os atendentes preparados para um eventual contato.

Colabore com o seu cliente

Faz parte da jornada do cliente educá-lo, para que saiba identificar o seu problema, qual é a melhor solução e quais são as opções disponíveis no mercado que mais se adequam ao que ele está procurando.

Portanto, disponibilize informações que geram valor e ensinam o seu consumidor, isso também faz parte da experiência e ajuda na fixação da sua marca na lembrança do cliente, que saberá onde buscar quando precisar.

Isso passa sensação de escolha e autonomia para os consumidores, e eles gostam de se sentir no controle da situação, ou ao menos, que são parte ativa do processo.

Otimize os processos da sua empresa

Aposte na ajuda da Inteligência Artificial para entregar uma experiência enriquecedora para o seu cliente. Chatbots, assistentes virtuais e voicebots são cada vez mais utilizados e otimizam os processos das empresas.

Melhoram a qualidade do atendimento, diminuem a fila de espera, entregam informações seguras para o consumidor e estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias da semana, gerando conexão com o público.

Essas ferramentas também auxiliam na humanização e hiperpersonalização do processo como um todo, pois com o auxílio dos dados, realizam um atendimento individual, que age diretamente na dúvida daquele cliente. Isso faz com que a jornada seja mais eficiente, garantindo retenção e fidelização.

Utilize o Data Driven

Como você pode perceber, todos os processos citados acima são guiados pelo uso de dados, de tecnologias e plataformas de automação e otimização, que devem estar presentes no dia a dia da sua empresa.

Todo esse trabalho deve ser guiado pelo data driven, que é indispensável para desenhar processos e tomar decisões orientadas por dados e não mais em achismos.

O momento exige precisão e eficiência para conquistar o público e montar uma jornada do cliente que esteja cada vez mais alinhada às suas necessidades. Esse é um item importante, e que não deve ficar de fora dessa lista.

O cenário segue, basicamente, o mesmo. A previsão é que durante todo o ano de 2022 o cliente esteja no centro das estratégias e da cultura da empresa, direcionamento as próximas tomadas de decisão.

Atente-se ao movimento do mercado, esteja aberto para mudanças e saiba escutar tudo o que o público tem a dizer, esse é um ponto crucial para traçar uma jornada do cliente eficiente.

*Bruno Alves é vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft


+ Notícias

Human Experience: por dentro do rebranding da Plusoft

Plusoft adquire IBOPE DTM com foco em consolidar o mercado de CX

Os desafios e as oportunidades do CX bem feito


 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]