Cinco estratégias que toda marca deveria usar para ter sucesso no TikTok

Qual o segredo ou habilidades para construir audiências com milhões de usuários do TikTok? Veja dicas de uma das maiores empresas de mídia do mundo

Foto: Pexels

O TikTok se tornou um fenômeno. Foi o aplicativo mais baixado em 2020, chegou ao topo das paradas no primeiro semestre de 2021, e recentemente atingiu 1 bilhão de usuários ativos por mês globalmente.

A plataforma que pode ajudar a catapultar uma ideia criativa para a cultura popular em poucos minutos tem em sua simplicidade, por meio de vídeos curtos, um de seus maiores trunfos.

Mas qual é o segredo ou habilidades necessárias para construir audiências com milhões de usuários da plataforma? Como marcas podem explorar tendências e aumentarem o engajamento com seu público e possivelmente suas vendas?

Perguntas que valem um milhão. A The Soul Publishing, uma das maias respeitadas empresas de mídia do mundo, iniciou sua jornada no TikTok no final de 2019. Hoje, a companhia tem mais de 60 milhões de seguidores combinados e mais de 500 milhões de visualizações por mês.

Ao longo desse caminho, a companhia criou um background respeitado. Com base nessa experiência ela destacou cinco considerações que toda marca deve ter em mente quando o assunto é TikTok:

Cuidado com seus vizinhos

O TikTok é uma plataforma na qual qualquer pessoa pode participar e compartilhar seus conteúdos e experiências. O conteúdo gerado pelo usuário está em todos os lugares, mas é importante combinar com a “atmosfera” da plataforma.  O que as pessoas estão assistindo antes do seu vídeo e o que eles vão assistir depois? Fique atento a isso. A conta da Ryanair é um grande exemplo. A empresa abraçou perfeitamente o estilo da plataforma e sua cultura de memes.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Chame a atenção do seu público em segundos

Em uma sociedade onde tudo é mais ou menos instantâneo e disponível na palma da mão, nossos períodos de atenção são ainda mais curtos do que costumavam ser. No TikTok, os primeiros dois ou três segundos são cruciais para capturar o interesse ou imaginação do seu público. Certifique-se de que você faz isso rápido e construa narrativas que intrigam o público desde o início do vídeo – mas não revele tudo imediatamente.

Experimente

Um dos principais benefícios dos vídeos curtos é que você pode produzir mais e mais rápido. Esse formato também permite experimentação e flexibilidade. Tire vantagem disso! Em vez de passar dias ou semanas na sala de planejamento para criar uma série de 20 vídeos para sua próxima campanha, ponha a mão na massa e crie seu primeiro conteúdo e publique-o agora. Se funcionar bem você pode fazer mais. Se não funcionar, avalie os erros e vá para o próximo imediatamente.

Leia mais: entenda como o TikTok vai revolucionar a experiência phygital nos restaurantes

Fique de olho nas tendências

Embora isso seja aparentemente óbvio, este é um passo muitas vezes negligenciado por algumas marcas. E não estamos falando necessariamente de megatendências ou tendências de curto prazo. Mas, prestar atenção nas tendências “mais lentas” e com mais nichos pode ser igualmente eficaz. Exemplos, inclua as hashtags #LearnonTikTok para conteúdo educacional ou #BookTok para vídeos sobre livros. Coisas simples que podem ter um enorme impacto (na verdade, o TikTok já contribuiu para o aumento das vendas de livros). O importante aqui é lembrar que, esteja você olhando para mega ou micro tendências, você não precisa reagir a todas elas. As tendências que você visa devem ser sempre autênticas à sua marca e devem ter uma ideia e contribuição genuinamente originais. Não se esqueça, o público percebe rapidamente quando um conteúdo é “descolado da realidade da marca”.

Divirta-se

Por fim, acredite que as melhores ideias surgem quando estamos nos divertindo. Uma das páginas mais populares da TheSoul Publishing é sobre como fazer seus próprios chinelos. Não subestime a capacidade do seu público em notar quando você está passando a fronteira de fazer vídeos óbvios e publicitários para aqueles produzidos com divertimento, paixão e entusiasmo.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+Notícias

Viralizando sua marca: como o TikTok pode melhorar a experiência do cliente?

TikTok ou Reels: onde investir para aumentar o engajamento?




Acesse a edição:

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS