Como construir momentos de experiência entre fãs e marcas? Conheça sete exemplos impactantes

Amplificar oportunidades de contato e criar momentos de experiência entre fãs e marcas passa a ser mandatório na evolução das relações de consumo

Foto: Pexels

Integrar diversas plataformas entre mundo digital e físico e ir além do usual tem sido um dos grandes desafios para empresas ao redor do mundo. Essa remodelagem no relacionamento entre fãs e marcas, permite a criação de momentos de experiência que construam uma narrativa impactante para o público consumidor e audiência. Dependendo do seu modelo de negócio, essa nova abordagem também criará um novo propósito de investimentos com alto valor agregado para seus anunciantes.

Um bom exemplo dessa narrativa vem da WarnerMedia no Brasil. A reestruturação da companhia, concluída no Brasil em 2021, catalisou oportunidades comerciais entre plataformas como Cartoon Network, TNT Sports, Warner Bros. e HBO Max, apresentando uma série de cases de sucesso no segundo semestre de 2021.

O potencial de um ecossistema de negócios integrado

A estratégia da WarnerMedia no Brasil foi integrar diferentes possibilidades de comunicação e tecnologia às suas diversas franquias, personagens, direitos e propriedades intelectuais, criando ações personalizadas e eficientes.

“O excelente resultado dessas ações é consequência de nosso ecossistema integrado, que ofereceu maior impulso às entregas comerciais, e também é fruto do trabalho colaborativo junto a clientes e agências, elaborando campanhas que conectam os fãs de nossas séries, filmes, personagens e talentos às maiores marcas do Brasil”, diz Marcelo Pacheco, Vice-Presidente de Ad Sales e Inovação da WarnerMedia no Brasil.

“Com essas diversas áreas alinhadas, temos maior visibilidade de todos os pontos de contato que podemos atingir e grande liberdade para produzir conteúdo criativo e de qualidade para o público, marcas e parceiros”, complementa Larissa Machado, Head of Content Partnerships da WarnerMedia no Brasil.

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Momentos de experiência impactantes entre fãs e marcas

Veja a seguir alguns dos principais cases que, desde julho de 2021, vêm comprovando o sucesso dessas entregas. Nestes projetos, as áreas de negócio Ad Sales, Planejamento e Content Partnerships trabalharam junto às unidades de conteúdo e produtos, além dos respectivos clientes e agências.

Sadia + Space Jam

Com apoio de General Entertainment e Theatrical, uma parceria comercial com a Sadia se aproveitou do contexto de lançamento do filme “Space Jam: Um Novo Legado” para veicular spots customizados da marca, que também é patrocinadora oficial das transmissões da NBA no Brasil. Durante reprises do primeiro Space Jam nos canais Space, Cinemax, TNT e Warner Channel foram exibidos comerciais da marca, além de ativações no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube, que juntos alcançaram mais de 2.3 milhões de pessoas.

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Imagem: Warner Bros. Entertainment Inc.

Sunny Brinquedos + DC Fandome

Em 2021, a DC FanDome fez história novamente, com a hashtag oficial do evento chegando aos trending topics de 50 dos 53 países alcançados. Além disso, a cobertura linear e digital da convenção foi a oportunidade perfeita para que unidades da WarnerMedia como Kids & Family, General Entertainment, Consumer Products e Theatrical se unissem às áreas comerciais para apresentar a nova linha DC de action figures da Sunny Brinquedos. As ativações digitais contaram com mais de 8.3 mil interações, 17.6 mil views e 1.6 milhões de impressões.

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Imagem: DCFanDome

Wella Professionals + The Cut

The Cut” não só é o primeiro reality show brasileiro da HBO Max, como também a primeira atração com oferecimento de marca dentro da plataforma, a Wella Professionals. Além da presença do anunciante na atração, na qual 12 participantes concorreram pelo título de melhor hairstylist do país, as áreas comerciais da WarnerMedia desenvolveram, em conjunto com os times de General Entertainment e de HBO Max, conteúdos especiais promocionais para o anunciante no digital, incluindo uma transformação visual da apresentadora do Warner Channel, Valentina Pulgarin.

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Imagem: The Cut – HBO Max

Animale + Mulher Maravilha + TNT Sports

Consumer Products e Sports promoveram em grande estilo a colaboração entre Animale e Warner Bros, que licenciou a Mulher Maravilha para uma coleção que faz parte das comemorações de 30 anos da marca de moda. As áreas comerciais criaram uma estratégia com Taynah Espinoza, apresentadora da TNT Sports, que vestiu looks da coleção com entregas no pré-jogo e nas plataformas sociais, com mensagens de empoderamento feminino e equidade.

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Imagem: WarnerBros

 Credicard + Suicide Squad + Game of Thrones + Matrix

Outro projeto inédito viabilizado pela área comercial da WarnerMedia junto à Credicard criou uma linha de cartões de crédito personalizados com personagens de “Esquadrão Suicida”, “Game of Thrones” e “Matrix”. Além dos personagens e franquias de HBO Max e Theatrical/ Warner Bros., a campanha ofereceu descontos na assinatura do streaming e foi promovida no digital pelos talentos da casa, Octavio Neto e Casimiro Miguel, e no linear com peças no Space, TNT e Warner Channel.

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Imagem: WarnerMedia

Fanta + CCXP + Warner Play + Warner News

Para divulgar o Tribo Game Arena by Fanta, painel da marca durante a CCXP Worlds que contou com alguns dos principais gamers e streamers do Brasil, Arthur Ribas e Valetina Pulgarín conduziram programetes sobre a atração junto ao Warner Play — plataforma de conteúdo pop e geek da Warner Bros. — e Warner News — noticiário sobre séries e filmes da Warner Channel. Esses conteúdos geraram mais de 10 milhões de impactos4.

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Imagem: WarnerPlay.com

Nissan + Matrix

Na véspera da estreia de “Matrix: Resurrections” nos cinemas, os canais Cinemax, Space, TNT e Warner Channel exibiram os longas anteriores da franquia com bugs e vinhetas do Nissan LEAF, modelo 100% elétrico da marca. Entre outros formatos, a principal peça da campanha foi um filme de 30 segundos, veiculado na TV paga e no digital, em que o carro interage no cenário futurista de Matrix. Além das áreas comerciais, a iniciativa integrou os times de Theatrical e General Entertainment da WarnerMedia. Mais de 3.1 milhões de pessoas foram alcançadas com toda a campanha5.

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