Pesquisar
Close this search box.
/
/
Cultura, engajamento e inclusão: o olhar radial para o consumidor

Cultura, engajamento e inclusão: o olhar radial para o consumidor

Com o apoio da Mindbe e Sofie, a Consumidor Moderno realizou mais uma edição do Coffee and Insights. Confira o que rolou

Por muito tempo, inclusive séculos, o pensamento linear fez parte da rotina das indústrias e que foram replicados por outros setores da economia. Ou seja, todo mundo, em um grau maior ou menor, acabou afetado pelo jeito de produzir que um dia foi idealizado por Henry Ford.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O curioso é que esse pensamento ainda vive no imaginário do executivo, inclusive alimenta gurus de negócios que afirmam que eficiência é baseada em uma fórmula fundamentada na produção com o passar do tempo. Se você acredita nisso, temos uma boa/ má notícia para você: essa ideia é ultrapassada.

Empresas devem se organizar de maneira radial ou circular e devem convergir na direção de quem é realmente importante para o seu negócio: o cliente.

 

Esse foi a provocação que deu início a uma edição do Coffee and Insights, espaço para discussões sobre customer experience e outros temas do universo do relacionamento entre clientes e empresas promovido pela ConsumidorModerno, e que contou com o apoio da Mindbe, empresa de tecnologia e design de atendimento, e a Sofie, plataforma de startup que busca inovar a forma de gerar renda extra para seus usuários de uma forma simples e rápida.

Fotos de Douglas Lucenna/ Grupo Padrão

Relações são sinuosas

A sinuosidade organizacional esteve no discurso de apresentação de Jacques Meir, diretor executivo de conhecimento do Grupo Padrão e mediador do encontro.

“Desde os primórdios da Revolução Industrial, empresas foram feitas para pensarem de maneira linear, ou seja, você passa uma tarefa. Ocorre que esse tipo de pensamento gera uma perda de informações ao longo do processo até chegar no consumidor. A informação precisa ser radial. Ela precisa ser devolvida por todos os lados tendo como foco o consumidor”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente

Um exemplo prático dessa falta de conexão de empresas com algumas realidades é justamente o consumo da “quebrada”. Estima-se que quase 14 milhões de pessoas movimentem mais de R$ 120 bilhões, segundo dados do Instituto Locomotiva. Mas alguém já traçou o perfil ou identificou as dores desse cliente?

Leia ainda: Saiba como a Alelo evoluiu a omnicanalidade na pandemia

Não dá para esperar que governos olhem para as comunidades carentes ou mesmo distantes dos grandes centros e decidam que elas se tornaram a bola da vez da economia. A iniciativa, sobretudo, deve ser privada.

“Meu pai dizia que quando houvesse infraestrutura, empresas chegariam a São Vicente (cidade natal do executivo). Empresas não chegaram e isso faz sentido. Empresas tem certo limite, pois precisam ficar em determinados lugares. Além disso, passei a acreditar que não adianta esperar pelo estado. Nós devemos construir o nosso futuro”, explica Erik Mazzei, CEO da Sofie.

A Sofie incorpora muito dessas expectativas de Mazzei: juntar pessoas com muita vontade de trabalhar e empresas que precisam dessa mão de obra a partir de uma plataforma.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Pessoas existem. O segredo é saber achá-las

De fato, essa deve ser a fórmula de tempo digitais: tecnologia deve ser o meio para tornar conectar pessoas e, assim, tornar a nossa vida melhor.

Encontrar o profissional correto, principalmente aquele que atua com novas tecnologias, faz parte de um desafio que poderá ser solucionado por meio delas. Para isso, é preciso coragem para mudar o mindset corporativo, o que inclui investir em novas abordagens digitais.

“Quando a gente olha para os extremos (entre aqueles que defendem mais tecnologia ou mais humanos), o grande desafio é como dosar tudo isso. Plataformas permitem encontrar uma pessoa em qualquer lugar, mas não devemos esquecer que o importante aqui é o relacionamento humano”, explica Sonia Magalhães, co-founder da Sofie.

Dyani Luci, gerente executiva de Qualidade e Centralidade no Cliente do Banco Original, por exemplo, afirma que a formação de times digitais com curadores humanos é uma dor da companhia. E não só dela, claro.

“Hoje, você tenta contratar um desenvolvedor ou tech lead e, após seis meses de casa, eles pedem salários absurdos e nem mesmo ficam na empresa. Estamos falando de uma mão de obra extremamente escassa”, explica Luci.

Rodrigo Trunquim, coordenador de canais digitais da Alelo, uma das clientes da Sofie, afirma que o uso de uma plataforma digital para encontrar profissionais nos mais diversos lugares do País ajudou a companhia.

“Temos um negócio em que precisamos atender 1 milhão de estabelecimentos no Brasil inteiro, principalmente para fazer a pesquisa. Não é fácil administrar isso e tem mais: como a gente capacita isso. A plataforma (Sofie) nos ajudou nesse sentido”, afirma.

Quando o assunto é o funcionário, empresas ainda tem o desafio de garantir a permanência dele na companhia. Nesse sentido, existem questões como o verdadeiro lugar do funcionário no ambiente de trabalho. Muita gente é atraída por discursos que incluem propósitos e ser “dona do negócio”. Infelizmente, na prática, muitas dessas iniciativas pairam no campo das ideias.

“Existem discursos corporativos que envolvem propósito ou ser dona do negócio. Mas como fazer isso quando elas não são realmente donas no negócio?”, questiona Claudete Adriana Cordeiro de Almeida Gomes, gerente de operações de atendimento da Veloe.

A segunda conexão da empresa: o cliente

Não há uma resposta válida para todos a partir do questionamento levantado por Claudete. O fato é que o ponto é relevante e tem a ver com outra conexão importante: com o próprio cliente.

“Se o princípio não for em favor do cliente, e muitas vezes não é, não adianta: infelizmente, esse relacionamento não vai acontecer. Empresas normalmente pensam a partir de modelos de negócios tradicionais. Todos querem transformar e não fazemos isso efetivamente. É preciso coragem”, explica Vito Chiarella Neto, CEO da Mindbe.

A coragem para transformar a partir do consumo inclui, por exemplo, temas como inclusão. O cliente da periferia precisa ter acesso a produtos e serviços, inclusive oferecido de maneira respeitosa. Precisamos ainda atrair para conectividade idosos ou mesmo pessoas que possuem uma internet parcial, o chamado cliente pré-pago. Conexão já deveria ser contínua par todos, pois já virou uma garantia básica da nossa constituição.

“O nosso desafio é entender esses públicos: do TikTok ao mais idoso. Trabalhamos com plataformas digitais, mas falamos pouco sobre sensibilidade”, afirma David Ortega, gerente de mídias sociais do Carrefour.

Assine a nossa newsletter e receba os melhores insights sobre experiência do cliente  


+ Notícias

Timbre e tom: como impactar a experiência do cliente por meio da voz? 

As tendências do futuro dos negócios, segundo Amy Webb 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]