Pesquisar
Close this search box.
/
/
Do Personnalité ao Hotel Urbano: os 50 tons de cinza entre o raro e o lixo

Do Personnalité ao Hotel Urbano: os 50 tons de cinza entre o raro e o lixo

Colunista Evelyn Rozenbaum compara duas experiências com marcas. Uma satisfatória com o Personnalité, e uma decepcionada com o Hotel Urbano

Vivendo todo dia este mundo de CX, cada vez fica mais gritante a diferença entre as jornadas e as experiências.
Jornadas, fazemos o tempo todo. O mero ato de se levantar pela manhã, e ir ao banheiro, cozinhar. Não deixam de ser mini jornadas dentro de jornadas maiores.

Agora, experiências. Ah! Estas sim são diferentes. Elas dizem respeito à emoção, mexem, ativam e revisitam dentro de nós aquele repertório de vivências e, são aquelas que ficam marcadas para sempre – com o mesmo brilho do momento que surgiram, e constantemente realçadas pelo acúmulo de mais e mais experiências.

E, algumas vezes vem para nos surpreender. Pois, veja lá, há inversão de valores e expectativas!

Em uma homenagem ao Dia das Mães, fui convidada (não só por um mero e-mail, o convite foi pessoal, e a confirmação também) pelo Itaú Personnalité para um evento em seu novo espaço.

Expectativa zero.

Vou confessar que este ramo de negócios, bancos, não é o que mais gosto. Inclusive por experiências passadas com uma instituição específica desta nova geração digital, que parece que está brincando de Lego. Enfim: onde quero chegar? No tal do evento do Personnalité e o que fez dele uma experiência real.

Não fui só um número. Fui esperada para este evento. Recebida pela diretora da casa. O local era super acolhedor, como o próprio tema sugeria. Todos participamos e, lá, descubro que meu filho que por 19 anos jurava que era ESPECIAL, é um (hoje adulto) RARO.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doença rara é uma afecção que acomete em até 65 pessoas para cada 100 mil. No Brasil, há estimados 13 milhões de pessoas com doenças raras. Existem de seis a oito mil tipos de doenças raras, em que 30% dos pacientes morrem antes dos cinco anos de idade; 75% delas afetam crianças e 80% têm origem genética.

Voltei para casa impactada pela noite, pelo carinho e consideração. Continuarei a lembrar através das emoções que despertaram em mim, me sentindo uma pessoa melhor do que a que chegou ao evento e isto, por si só, já descreve a EXPERIÊNCIA!

Diria que a experiência da inclusão emocional que tive foi muito mais que um aconchego. Devido à condição rara que meu filho porta, sempre quis oferecer a ele tudo o que estivesse ao meu alcance – sem que o diferenciasse ou estigmatizasse, para que vivesse plenamente o momento, a oportunidade. É muito importante para pessoas com estas condições vivam o agora.

Isto em nossas vidas já se tornou o normal e, foi neste espírito, que logo no início da pandemia arrisquei a maior cilada do período.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O outro lado inaceitável da experiência

Benjamin sempre quis conhecer Nova Iorque e, sendo cativada por um post do Hotel Urbano, mergulhei em uma promessa: “escolha 3 datas para um pacote de 4 noites em NY”. Comprei!
Pois, sente-se aí, para entender a “experiência” que este site ofereceu:

1. DESCONEXÃO COM A REALIDADE

Apesar de escolher 3 datas, a seleção do pacote é feita aleatoriamente à sua vontade. Você tem compromissos, trabalha, estuda? Fique sabendo que a cada data recusada você é punido e ameaçada com multas.

2. FALTA DE TRANSPARÊNCIA

Mesmo comprando um pacote de 4 noites, você não tem a menor noção de onde passará seu último dia. A ideia seria passar horas do último dia em aeroportos para chegar depois de quase 24 horas após sair do hotel (a viagem direta em média é de 10 horas). E, se não aceita, toma mais multas.

3. DESRESPEITO COM CONSUMIDORES

Te enviam um e-mail em que você tem apenas 24 horas para aceitar ou não; mesmo estando totalmente fora de seus planos e datas sugeridas. Não aceitando, comece a contar suas recusas e punições por isso. E, claro, mais multas.

Até agora, mais de um ano após ter comprado este pacote que não existe, estou tentando entender o que aconteceu. Eles literalmente se sentaram em cima do meu dinheiro por mais de 365 dias, e então enviaram um e-mail (tamanho distanciamento e falta de respeito), avisando que não conseguiram cumprir o prometido e que estão dispostos a devolver o meu dinheiro, sem cobrar multas!

Ops! Não seriam eles que teriam que me pagar multas? Os motivos são vários: quebra de contrato, não entregaram o que foi acordado, usufruíram do meu dinheiro por mais de ano …

Resumo da ópera: busque experiências certas em locais corretos. Poupe seus recursos em um banco que lhe passa confiança, que tem pessoas que se preocupam com você e te veem como único e especial.

DESCONFIE de empresas que tem oferecem SONHOS através de fotos chamativas de viagens em seu site, sequestram teu dinheiro, e o utilizam como, bem entendem, por um ano, para só então te confessar que não tem competência para cumprir o prometido.

HOTEL URBANO, não tem importância que o Benjamin não conheceu Nova Iorque desta vez através do pacote que comprei de vocês. Me assusta, sim, é ter qualquer tipo de compromisso e pior ainda confiar a vocês uma pessoa tão rara e especial como ele.

Logo, logo, aprenderão a diferença entre a experiência e jornada. Depende de saber e querer enxergar o que é raro e oferecer o melhor de vocês para isto tudo se tornar uma experiência que vale a pena ser vivida.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

*Por Evelyn Rozenbaum, psicóloga, pesquisadora, consultora e professora de MBA de inteligência de consumo e marketing e CEO da Usina de Pesquisa.


+ Notícias

A desconstrução de uma marca – carta aberta a Oskar Metsavaht

Do encantamento a decepção: atendimento da Grendene mostra despreparo para a era digital

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]