Pesquisar
Close this search box.
/
/
Dados precisam ser traduzidos em insights significativos

Dados precisam ser traduzidos em insights significativos

As organizações também precisam acompanhar as rápidas mudanças nas preferências e demandas dos clientes

Não há dúvida de que os eventos globais dos últimos dois anos aceleraram a transformação digital de empresas de todos os portes e em todos os segmentos da indústria em uma velocidade absurda.

Os inesperados acontecimentos de 2020 e 2021 levaram os consumidores a serem primeiramente digitais.

Diante dessa nova realidade, as empresas têm repensado como se relacionam com seus públicos-alvo.

No fim do dia, a pandemia aumentou a necessidade de as organizações serem mais ágeis e colaborativas, assim como acelerarem o tempo para gerar valor.

A covid-19 também levou as companhias a recorrerem a dados e insights em tempo real para lidar com o inesperado. Forçou a unir silos como vendas, marketing, produto, TI, financeiro e suporte para entender como administrar um negócio digital de ponta a ponta.

À medida que os consumidores alternavam entre os canais de interação, a necessidade de personalização, automação e escalabilidade omnichannel tornou-se ainda mais urgente.

As corporações que conseguiram superar os silos organizacionais e tecnológicos e trabalhar entre as várias funções para agir unidas e com rapidez saíram na frente. Ao longo de 2021, vimos uma lacuna cada vez maior entre aquelas que conseguiram capitalizar a mudança para o digital e as que foram pegas desprevenidas.

De acordo com o estudo “Digital Trends Report 2022”, as áreas com maior disparidade entre as organizações líderes de marketing e suas rivais convencionais e retardatárias incluem:

● Insight: 50% das organizações líderes de marketing têm “insights significativos” sobre as jornadas de novos consumidores, contra apenas 20% das convencionais e 6% das retardatárias;

● Agilidade: 65% das organizações líderes de marketing classificam sua velocidade de atuação em relação a insights como “rápida/muito rápida”, ante apenas 22% das convencionais e 5% das retardatárias;

● Experimentação: 61% das organizações líderes de marketing categorizam sua capacidade de criar experimentos para testar em campo como “forte/muito forte”, em contraste com apenas 21% das convencionais e 5% das retardatárias;

● Personalização: 85% das organizações de marketing se consideram “eficazes/altamente eficazes” quando se trata de utilizar dados primários (first-party data) para personalizar a experiência do cliente, contra 66% das convencionais e 22% das retardatárias.

A conclusão é que o marketing mudou mesmo – e para sempre.

Porque a interseção entre as estratégias de marketing, de experiência do cliente e de negócios ficou muito mais nítida agora.

Os insights que temos como profissionais de marketing estão indicando o modo como precisamos construir experiências, e o jeito como estamos construindo experiências está realmente se tornando a estratégia do negócio.

Os profissionais de marketing precisam, portanto, se preparar para obter insights de conjuntos de dados existentes com a finalidade de informar e testar novas ideias de campanha e abordagens de direcionamento.

Embora seja essencial criar momentos para capturar dados primários, os profissionais de marketing precisam, antes de mais nada, humanizar esses dados.

Enquanto as iniciativas de transformação digital aceleraram nos últimos dois anos, aumentou a demanda por habilidades novas e em evolução no que se refere ao marketing digital e ao gerenciamento de experiências do cliente.

Nos primeiros seis meses de 2021, por exemplo, as vagas de emprego em marketing no LinkedIn expandiram 63%, com uma clara inclinação para habilidades de especialistas digitais.

Sinal dos tempos, estamos procurando funcionários “unicórnios” que saibam usar tecnologia, dados, criatividade e todas as dinâmicas de canal com as quais lidamos agora como profissionais de marketing, mas que também possam defender o modo como estamos entregando a experiência ao cliente. É muita coisa!

Nesse sentido, está ficando cada vez mais desafiador encontrar o talento certo para as organizações modernas.

A velocidade para obter insights e agir em relação a eles é uma área em que podemos ver um abismo enorme entre aquelas empresas que lideram na entrega de experiências e as que estão ficando para trás.

Conforme revela o levantamento, entre as organizações líderes de marketing, 65% classificam a sua “velocidade para obter insights” como “forte/muito forte”, enquanto 64% consideram a sua “velocidade para agir em relação a insights de clientes” como “forte/muito forte”.

Por outro lado, apenas 5% das retardatárias obtêm insights com rapidez e somente 5% agem quanto a seus insights com rapidez.

Esses percentuais expõem que poucas organizações estão aproveitando a inteligência artificial (IA) para atuar em relação aos insights e fornecer experiências valiosas aos clientes em ritmo acelerado.

As empresas estão perdendo uma oportunidade de ouro!

Afinal, o acesso a insights orientados por IA não depende de conjuntos de habilidades escassos ou tecnologia complicada.

As soluções de previsão de vendas e microssegmentação de público estão disponíveis e prontas para uso. Elas podem ser empregadas imediatamente por profissionais não técnicos, ajudando empresas retardatárias a acelerar o ritmo, atender às necessidades dos clientes, ir além dos concorrentes e superar a escassez de habilidades.

Outro ponto importante: um forte relacionamento entre CMO e CIO passa a ser essencial no contexto de consumidores em rápida mudança.

Embora os CIOs trabalhem há muito tempo com equipes de gerência executiva e financeira, o relacionamento entre CIO e CMO cresceu e se consolidou nos últimos anos.

Como a maioria das interações com os clientes ocorre por meio do marketing, é trabalho do próprio marketing garantir que cada ponto de contato com consumidores ou clientes em potencial seja o mais eficaz possível.

Para realizar esse trabalho com sucesso, no entanto, eles precisam aproveitar os insights dos clientes de maneiras criativas.

Como os CIOs gerenciam a tecnologia que coleta, governa e protege esses dados, eles também são responsáveis por tornar esses dados acessíveis em toda a organização e ajudar a desbloquear novas oportunidades em analytics avançadas de dados e automação de marketing.

Sabemos que as demandas que forjaram a nova parceria entre CMO e CIO se intensificaram nos últimos dois anos.
Por isso, ao passo que os comportamentos e preferências dos clientes evoluem, os CMOs e os CIOs precisam colaborar mais de perto para acompanhar as mudanças e necessidades cruciais dos consumidores.

Ambos precisam trabalhar em conjunto, assegurando que combinem estratégias de experiência do cliente (CX) e de tecnologia para permitir melhor agilidade, criatividade e inovação.

Felizmente, 83% dos executivos seniores, segundo a pesquisa, concordam que marketing e tecnologia da informação (TI) têm uma visão compartilhada.

Se levarmos em conta que as escolhas de tecnologia em 2022 decidirão o sucesso das empresas, transformar essa visão compartilhada em execução colaborativa nunca foi tão significativo e necessário.

* Por Tati Gracia, referência em comportamento de consumo e empatia no Brasil.


+ Artigos

Content Marketing em um novo contexto de mundo

Histórias reais que endossam o marketing humanizado 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]