Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro do metaverso para a experiência do cliente

O futuro do metaverso para a experiência do cliente

Espera-se que o metaverso impacte profundamente a experiência do cliente, mas isso pode acontecer de forma positiva ou negativa.

Em 28 de outubro de 2021, no evento Facebook Connect, o grupo anunciou sua mudança de nome para “Meta”, fazendo referência a sua mais nova aposta: o metaverso. Com um vídeo de apresentação que mistura o verdadeiro Mark Zuckerberg com seu avatar, a empresa explica o que pretende para o futuro: criar um mundo digital, que permita experiências imersivas, com foco na interação de pessoas; mesmo realizando ações que seriam impossíveis no mundo real.

A previsão do dono da Meta, é de que em cinco ou dez anos várias tecnologias se unirão, possibilitando a existência do metaverso. Assim, logo o tema despertou o interesse e o debate de todos os interessados nesse futuro digital. Afinal, o metaverso pode oferecer muitas oportunidades e riscos. Porém, ainda nos encontramos em um cenário de incertezas, em que algumas grandes empresas começam suas primeiras experiências.

Um exemplo é a S.M. Entertainment Group. Criada por Lee Soo Man, seu atual produtor executivo, a agência de entretenimento é conhecida como pioneira na produção de grupos de música pop na Coréia do Sul. Em quase 30 anos de existência, ela se posicionou como uma das maiores do segmento e agora toma o caminho para o metaverso.

Em 2020, com a estreia do grupo de pop feminino Aespa, — cujo nome significa “avatar x experience” — a empresa iniciou seus primeiros passos rumo à presença digital em um universo que, em breve, não só abrigará shows online, mas permitirá que fãs interajam com as versões de seus artistas de forma exclusiva; participando de forma mais ativa.

Além disso, seus planos vão além. No 3º Fórum Mundial da Indústria Cultural, realizado no começo de julho na Coréia do Sul, o metaverso foi o tema principal. Em seu discurso, Lee abordou o futuro do gênero musical e sua forma de consumo: “Vamos criar um mundo de entretenimento metaverso onde todos desfrutem de atividades criativas. K-City será a meca do hallyu, onde o metaverso físico e o virtual se espelham e milhões de fãs e criadores se reúnem.”

Assim, vemos que algumas organizações já começam a se mexer para serem pioneiras no metaverso; apostando em experiências inovadoras, que terão o poder de influenciar diretamente na forma como vivemos no mundo real.

Da mesma maneira, também aparece a dúvida e o receio sobre o “como” o metaverso vai ser criado e “a que custo”. Isso porque muitas pessoas olham a ideia com desconfiança, relacionando-a a uma vida irreal; que pode prender os usuários pelo interesse e levar grupos seletos a um grande controle de informação. Assim, são muitos os cenários que começam a aparecer sobre o futuro do metaverso.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

O que podemos esperar do metaverso nos próximos anos?

No relatório The Future of the Metaverse publicado pela Copenhagen Institute for Futures Studies em 2022, a definição de metaverso é dita como a convergência entre a vida digital e física, criada por meio de “espaços virtuais”. Considerando esse conceito, o relatório define quatro possíveis cenários para o futuro do metaverso.

Metaverso Livre – aberto e convergente

Nesta possibilidade, pessoas interessadas no Metaverso, seja de forma voluntária ou comercial, trabalharão juntos para sua criação; a fim de substituir a Web 2.0 por uma internet descentralizada, que combina o uso de várias tecnologias XR.

Aqui, um dos maiores problemas seria garantir a segurança; já que tecnicamente o metaverso não seguiria regras específicas. Nesse caso, determinados meta espaços poderiam ter seus próprios códigos de conduta, contando inclusive com usuários que denunciariam infratores, como acontece nas redes sociais atualmente. Porém, a segurança completa jamais poderia ser garantida.

Nerdverso – aberto e separado

Neste cenário, o metaverso também seria criado por grupos de pessoas interessadas em inovação. Porém, uma vez que a curiosidade fosse satisfeita, o interesse diminuiria. Assim, os espaços virtuais seriam limitados a interesses específicos — soluções chamadas de betaversos, como as que temos hoje —, sem realmente oferecer algo novo ou necessário para os usuários. Dessa forma, grandes empresas, que investiram em tecnologia no metaverso, poderiam ter problemas em atender as necessidades de experiência do cliente, como as de co criação e copropriedade.

Já o nome nerdverso se relaciona a uma possibilidade de que os usuários autoproclamados como nerds de tecnologia, ou metaheads, sejam o maior público dessa versão; buscando experiências altamente visuais e interativas, como em jogos ainda mais reais.

Por sua vez, em termos de tecnologias, os avanços não seriam revolucionários, mas algumas delas, especialmente as que envolvem altas definições, poderiam excluir determinados usuários. Afinal, quem tiver uma conexão de internet ruim ou um dispositivo que não suporta a qualidade exigida, não conseguirá vivenciar o metaverso.

Betaversos desunidos – proprietário e separado

Na corrida para ganhar a confiança do consumidor e oferecer novos produtos que gerem altos lucros, empresas de tecnologia vão criar a sua própria versão do que é o metaverso. Em comum, o uso de espaços virtuais 3D, acessados pelas tecnologias XR.

Sem a intenção de substituir a atual internet, esses betaversos seriam lugares públicos ou privados onde, por meio de seus avatares, as pessoas poderiam viver experiências novas e exclusivas, além de comprar qualquer tipo de produto. Nesse caso, eles não ofereceriam uma verdadeira integração com o mundo real, mas poderiam se tornar mundos à parte.

Assim, empresas menores correriam para se adaptar e estar presentes nesses lugares, enquanto o seu controle seria feito por grupos e países que os desenvolveram. Além disso, um betaverso poderia não ser ligado a outro, o que também favoreceria os nichos de usuários ou exigiria que eles participassem de todos os espaços virtuais; algo como acontece com as redes sociais atualmente.

Um metaverso para governar a todos – proprietário e convergente

Parecido com os betaversos desunidos, nesse cenário apenas poucas empresas se destacam; seja pela melhor estrutura ou por oferecerem experiências realmente inovadoras. Dessa forma, naturalmente se tornam as opções de metaverso mais populares, atraindo usuários que querem estar onde os outros estão.

Nesse caso, eles têm consciência do uso de dados pelas empresas, mas estão dispostos a esse controle em troca de boas vivências. Já a censura poderia ser aplicada por meio de tecnologias de IA. Além disso, os metaversos de código aberto teriam dificuldades em se estabelecer nesse sistema, dada a falta de incentivo.

Outro ponto importante é que a maioria dos concorrentes não conseguiria acompanhar os metaversos maiores. Isso porque com a receita gerada de serviços e produtos exclusivos, sua melhoria contínua os levaria a serem as opções dominantes — talvez o objetivo de Mark Zuckerberg ao se posicionar de forma pioneira no desenvolvimento do metaverso.

Quando o Facebook se transformou em Meta, e os rumos da empresa foram revelados no vídeo sobre o metaverso, essa nova realidade tornou-se o assunto mais discutido. Afinal, o conceito de metaverso é antigo, mas agora as possibilidades de acontecer são reais. Com elas, surgem profundos debates. De um lado, entusiastas com as novas tecnologias. De outro, pessoas preocupadas com a segurança, a liberdade e a inclusão no metaverso.

Mas o que gera tanta discussão é exatamente o fato de que nem mesmo as empresas têm as respostas para a criação desse novo universo. Por isso, é impossível prever um futuro certo sobre ele. No máximo, alguns cenários nos ajudam a compreender o que ele pode se tornar, enquanto acompanhamos sua real evolução nos próximos anos.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Notícias

Metaverso e a avatarização da influência

13 setores que vão sofrer transformações com o metaverso

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]