Siri será compatível com WhatsApp e Skype

Atualização do bot da Apple está prevista para chegar aos iPhones ainda este ano

Por: - 3 semanas atrás

Siri

Nos últimos meses estamos acompanhando a revolução das assistentes de voz. Elas pararam de coletar nossos dados, se integraram e prometem ser o must-have do futuro. Agora, a Apple anunciou uma novidade inusitada para a marca: a Siri será capaz de aplicar como padrão aplicativos de conversa para mensagens e ligações como Skype e WhatsApp.

Atualmente, se você quiser fazer uma ligação com o comando “Siri, ligue para a minha mãe” ou “Siri, mande uma mensagem para o meu chefe”, a assistente usará como padrão os aplicativos nativos da Apple: iMessage, Phone e FaceTime. Na mudança, o machine learning do sistema poderá memorizar qual a sua forma de comunicação mais usada e fará de padrão o seu aplicativo de preferência.

Em comunicado, a empresa diz que os desenvolvedores precisarão atualizar seus aplicativos para que a nova funcionalidade opere corretamente.

Siri mais amigável

Essa não é a primeira vez neste ano que a Apple abre as possibilidades da Siri para programas desenvolvidos por outras empresas. O Spotify, por exemplo, já opera com comandos diretos da Siri. Antes só era possível usá-la para tocar músicas com o Apple Music.

A abertura talvez tenha relação com as sanções que a Apple sofre na Europa e Estados Unidos devido às reclamações da concorrência de que o “foco em aplicativos nativos” e o viés da App Store limitam a inovação e a escolha do consumidor. Um dos defeitos apontados por especialistas aos dispositivos Apple e suas tecnologias é a falta de integração com gadgets e aplicativos de outras companhias.

De acordo com a Apple, a produção de apps nativos vai de encontro com a necessidade de oferecer uma experiência completa com a simples retirada do telefone da caixa. De qualquer forma, a empresa reconhece que possui concorrentes de sucesso nos poucos segmentos que desenvolve seus próprios apps.

Nas últimas semanas, os novos iPhones (11, 11 Pro e 11 Max) foram disponibilizados para pré-venda e o iOS 13 chegou para os celulares dos consumidores.

Em novembro, a AppleTV+ chega aos usuários para figurar na guerra do streaming de vídeo. O segundo semestre do ano é a época escolhida pela empresa para entregar ao público todas as suas novidades em experiência.


+ ASSISTENTES DE VOZ

Assistentes de voz: como elas podem melhorar seu cotidiano?

Amazon começa a oferecer vozes de celebridades para assistente virtual Alexa