Pesquisar
Close this search box.
/
/
Como serão os logotipos no futuro?

Como serão os logotipos no futuro?

Flexibilidade, variações de cores, animações e gifs devem fazer parte dos logos que aparecerão nos próximos anos

As tendências refletem as mudanças da sociedade, e no design gráfico isso não seria diferente. O ano de 2020 já está a um passo de nós, e as primeiras tendências para esse novo ciclo já começaram a despontar.

Seguir tendências e se repaginar é importante para que as marcas continuem relevantes para as diferentes gerações. A geração Z está atingindo a maioridade, e já é tão importante no impacto do consumo quanto os Millennials. Portanto, é vital entender os diferentes estilos de vida e necessidades desses grupos para se manter competitivo no mercado.

Formas geométricas

No campo dos logotipos, a geometria já é uma tendência firme há alguns anos, mas desta vez deverão passar para a área da abstração. Um estudo recente de tendências da Wix aponta que as marcas estão investindo mais em imagens que convidam o consumidor a dar uma segunda olhada, e buscar novas referências por trás do conteúdo. Portanto, formas geométricas bidimensionais estão surgindo para brincar com ilusões de ótica e perspectiva.
Esse estilo pode ser usado para representar a primeira letra do nome da marca, por exemplo, ou para criar um logotipo mais abstrato que reflita a personalidade e a mensagem da marca.
Os quadrados também se mantém no topo das paradas, por representarem estabilidade e equilíbrio, aparecendo com mais frequência nas marcas mais conservadoras. Da mesma forma, os modelos arredondados passam uma sensação de unificação, conexão e sensibilidade, e são mais comuns em causas mais humanas, e também se mantêm ativos no design.

logotipos
Foto Unsplash

Simplificação

Uma análise de tendências da Merehead mostra que marcas já consolidadas devem apostar na simplificação de suas identidades visuais para o próximo ano.
A Uber e a American Express já fizeram isso, deixando seus logos mais leves e chapados, trazendo uma nova ideia sem a necessidade de um rebranding completo.
De acordo com a Wix, o minimalismo, além de transmitir ideias mais limpas e rápidas ao consumidor, passa um sentimento de liberdade, abertura e simplicidade. Portanto, logotipos com informações mínimas e linhas finas deverão aparecer com força no ano que vem.

Logos variáveis

Por que ter apenas um logo? Com a aceleração das mídias digitais, ter apenas uma identidade parece não ser mais suficiente para abraçar as diversidades das marcas, que precisam se adaptar às mais diversas situações.
Enquanto um logotipo pode ficar genial em um outdoor, ou no banner do site oficial da marca, ele pode parecer terrível nas dimensões da Google Store, ou na telinha de um smartwatch.
Para resolver esse problema, as empresas têm apostado em logos flexíveis, com formas mais complexas e reduzidas, mas também estão se permitindo experimentar cores diferentes, que criem melhores contrastes em diferentes plataformas.

logotipos
Foto Unsplash

Animações

O mundo digital já não é mais estático. Há anos os gifs e vídeos têm dominado as redes sociais, e são favoritos entre as gerações mais jovens. Por que, então, manter os logos estáticos?
A pesquisa da Merehed aponta que os logotipos animados estão associados à diversão e bom humor, e são capazes de desviar o cérebro dos consumidores dos sentimentos de tédio e monotonia.

Além disso, a animação é um elemento extra para transmitir aos usuários a sensação por trás da utilização do produto. É uma opção que mostra, também, que a marca é dinâmica, ágil e conectada com as novas tendências.

O que sai de moda

O estilo anos 80 havia voltado com força nos últimos anos, mas está começando a perder forças e dar espaço a outras ideias. Este é um ciclo natural do design, onde modas antigas voltam a serem populares após décadas de desuso, mas que logo caem no esquecimento novamente – para, décadas depois, serem mais uma vez reacendidas. Em 2020, o vintage deve sair de moda, ao menos no que se trata de logotipos.
A Merehed também aponta que as fontes no estilo bolha também estão se tornando bregas. O que antes passava uma ideia de jovialidade, para as gerações de agora já soam um pouco infantis.


+ NOTÍCIAS

A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?
Tendências de cores para design e tecnologia em 2020
De onde vieram os emojis, e por que nós os utilizamos?
Como grandes empresas escolheram seus nomes?

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]