TikTok faz nova vítima: Instagram

Especialistas dizem que os números da rede social devem continuar caindo nos próximos anos, graças ao TikTok. O que está por trás deste sucesso?

Depois de capturar usuários do Facebook e Snapchat, a rede social de vídeos TikTok agora impactou negativamente as estatísticas do Instagram.

Pela primeira vez, a rede social de fotos de Mark Zuckerberg teve crescimento percentual anual de apenas um dígito ao longo do ano.

TikTok

(Foto: Shutterstock)

Declínio de um, ascensão de outro

A pesquisadora de mercado eMarketer divulgou dados e estimativas que mostram a curva de declínio do Instagram de 2018 para cá.

Em 2018, a taxa de novos usuários foi de 10,1%, ao mesmo tempo em que houve crescimento de 35,9% de pessoas conectadas no mundo. Já em 2019, enquanto a taxa de aumento de usuários de Internet subiu para 37,8%, o Instagram cresceu apenas 6,7%.

TikTok

Segundo a pesquisa, a perspectiva é que esta taxa de crescimento caia para apenas 1,8% em 2023.

Concomitantemente, o Snapchat recupera o fôlego e o TikTok cresce a cada dia mais. A eMarketer prevê que o aplicativo de stories cresça, anualmente, em torno da marca de 10% até 2023. TikTok, por sua vez, ultrapassou 1,5 bilhão de downloads em novembro.

TikTok é “Megazord” de aplicativos

De acordo com a Business Insider, um dos grandes motivos que estão por trás do sucesso do TikTok é a versatilidade do produto.

O aplicativo não tem nada de exclusivamente novo, mas reúne o melhor do mundo digital: vídeos curtos como os do Vine; stories e feed semelhantes ao Instagram; as tendências e hashtags do Twitter; e técnicas inspiradas em mobile games para incentivar compras no aplicativo.

Já a GenZ Insights aponta que o TikTok oferece uma experiência visual e direta. O app apela a períodos de atenção rápidos, de apenas oito segundos. A Geração Z, segundo o site, tem preferência esmagadora por plataformas com orientação visual e captação ágil.

TikTok

(Foto: Shutterstock)

Imediatismo para a Geração Z

Com o excesso de informações que o digital proporciona ao público, aplicativos que capturam atenção imediata estão à frente dos outros.

Além do TikTok responde bem a estas características e atrai atenção de jovens oferecendo funções musicais, como karaokê e lipsynch. Ele surgiu da junção de dois aplicativos de música Musical.Ly e Douyin, que faziam enorme sucesso entre jovens na Ásia. 

LEIA TAMBÉM: A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?

Consequentemente, o aplicativo fertilizou terreno para que músicos e conteudistas começassem a compartilhar suas mídias por lá, levando consigo suas fanbases.

Basicamente, qualquer pessoa pode se tornar um criador de conteúdo com o TikTok, que facilita a “viralização” dos vídeos através de hashtags e machine learning.


+ TIKTOK

As 6 tendências-chave para as mídias sociais em 2020

Quibi: o serviço de streaming que mescla TikTok e Netflix

Nova geração de consumidores: dicas para atender quem já nasceu conectado

Os aplicativos favoritos da Geração Z






ACESSE A EDIÇÃO DESTE MÊS:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS