Pesquisar
Close this search box.
/
/
TikTok faz nova vítima: Instagram

TikTok faz nova vítima: Instagram

Especialistas dizem que os números da rede social devem continuar caindo nos próximos anos, graças ao TikTok. O que está por trás deste sucesso?

Depois de capturar usuários do Facebook e Snapchat, a rede social de vídeos TikTok agora impactou negativamente as estatísticas do Instagram.

Pela primeira vez, a rede social de fotos de Mark Zuckerberg teve crescimento percentual anual de apenas um dígito ao longo do ano.

TikTok
(Foto: Shutterstock)

Declínio de um, ascensão de outro

A pesquisadora de mercado eMarketer divulgou dados e estimativas que mostram a curva de declínio do Instagram de 2018 para cá.

Em 2018, a taxa de novos usuários foi de 10,1%, ao mesmo tempo em que houve crescimento de 35,9% de pessoas conectadas no mundo. Já em 2019, enquanto a taxa de aumento de usuários de Internet subiu para 37,8%, o Instagram cresceu apenas 6,7%.

TikTok

Segundo a pesquisa, a perspectiva é que esta taxa de crescimento caia para apenas 1,8% em 2023.

Concomitantemente, o Snapchat recupera o fôlego e o TikTok cresce a cada dia mais. A eMarketer prevê que o aplicativo de stories cresça, anualmente, em torno da marca de 10% até 2023. TikTok, por sua vez, ultrapassou 1,5 bilhão de downloads em novembro.

TikTok é “Megazord” de aplicativos

De acordo com a Business Insider, um dos grandes motivos que estão por trás do sucesso do TikTok é a versatilidade do produto.

O aplicativo não tem nada de exclusivamente novo, mas reúne o melhor do mundo digital: vídeos curtos como os do Vine; stories e feed semelhantes ao Instagram; as tendências e hashtags do Twitter; e técnicas inspiradas em mobile games para incentivar compras no aplicativo.

Já a GenZ Insights aponta que o TikTok oferece uma experiência visual e direta. O app apela a períodos de atenção rápidos, de apenas oito segundos. A Geração Z, segundo o site, tem preferência esmagadora por plataformas com orientação visual e captação ágil.

TikTok
(Foto: Shutterstock)

Imediatismo para a Geração Z

Com o excesso de informações que o digital proporciona ao público, aplicativos que capturam atenção imediata estão à frente dos outros.

Além do TikTok responde bem a estas características e atrai atenção de jovens oferecendo funções musicais, como karaokê e lipsynch. Ele surgiu da junção de dois aplicativos de música Musical.Ly e Douyin, que faziam enorme sucesso entre jovens na Ásia. 

LEIA TAMBÉM: A Geração Z está matando diversos setores do mercado. E agora?

Consequentemente, o aplicativo fertilizou terreno para que músicos e conteudistas começassem a compartilhar suas mídias por lá, levando consigo suas fanbases.

Basicamente, qualquer pessoa pode se tornar um criador de conteúdo com o TikTok, que facilita a “viralização” dos vídeos através de hashtags e machine learning.


+ TIKTOK

As 6 tendências-chave para as mídias sociais em 2020

Quibi: o serviço de streaming que mescla TikTok e Netflix

Nova geração de consumidores: dicas para atender quem já nasceu conectado

Os aplicativos favoritos da Geração Z

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]