Filmes, séries e livros para ampliar a criatividade na quarentena

Estimular a criatividade diariamente é uma tarefa que ficou mais complicada na quarentena, mas há algumas obras podem ajudar no processo

Durante o isolamento social, muitas pessoas estão sentindo uma espécie de bloqueio criativo. Basicamente, isso acontece porque estamos há muitos dias sem a possibilidade de frequentar lugares diferentes, que inspiram para novos projetos e trabalhos. A saída é consumir novos conteúdos dentro de casa – um caminho para amenizar essa sensação.

Pensando nisso, listamos alguns filmes, séries e livros, que podem incentivar a criatividade e ainda proporcionar momentos de lazer. Vale a pena fazer um exército de observação em cada um deles, pois, detalhes ajudam a compor um repertório criativo e variado.


SÉRIES

“Abstract: The Art Of Design” (2017)

Com duas temporadas disponíveis na Netflix, “Abstract” mostra o trabalho de alguns dos designers mais engenhosos do mundo, como o arquiteto Bjarke Ingels, a cenógrafa Es Devlin, o ilustrador Christoph Niemann, o designer de tênis Tinker Hatfield e o designer de automóveis Ralph Gilles. Na série, cores, formas e objetos ganham olharem exóticos onde a criatividade predomina. A produção é informativa, didática e inspiradora.

“Mad Men” (2007)

Para quem gosta de pensar e procura ampliar sua visão de empreendedorismo, “Mad Men” pode ser considerada uma verdadeira escola. Composta por sete temporadas, a série mostra o dia a dia de publicitários que batalhavam para fazer campanhas em Nova York, em 1960. O personagem principal é um diretor criativo inspirado em grandes nomes que marcaram a história da propaganda e tudo o que acontece na obra tem relação com negócios reais.

“Tales By Light” (2015)

Se você gosta de natureza, “Tales By Light” é a escolha certa. Na série, fotógrafos renomados mostram a beleza do mundo, culturas e curiosidades do planeta, sob um olhar criativo. Um dos pontos interessante é a possibilidade de acompanhar desde os bastidores de um processo fotográfico, até o resultado final. O trabalho é tão intenso que algumas imagens levaram anos para serem concluídas. A série pode ser encontrada na Netflix, com três temporadas disponíveis.


FILMES 

Anúncios memoráveis

“Como o Cérebro Cria” (2019)

Dirigido por David Eagleman,Como o Cérebro Cria é resultado de vinte anos de estudos do neurocientista David Eagleman sobre a mente humana. O filme explora o processo de criação em diversos segmentos e procura mostrar o que está por trás da capacidade de inventar e como a criatividade pode transformar o mundo. Um dos pontos interessantes da obra é a relação da criatividade com o fracasso, que deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado e não como um erro.

“Walt Antes Do Mickey” (2014)

Baseado no livro de mesmo nome, “Walt Antes Do Mickey”, mostra a trajetória de Walt Disney desde sua infância até o lançamento do Mickey Mouse, seu primeiro grande sucesso. Decidido a ser ilustrador e ter uma empresa própria, Walt passou por muitos obstáculos e progressos. Por isso, sua história oferece grandes lições para o mundo dos negócios e criatividade.


LIVROS

“Roube Como um Artista” (2012)

Escrito por Austin Kleon, o livro destaca que para uma pessoa ser criativa, não é necessário criar algo do zero, pois, nada é totalmente original. A criatividade pode ser impulsionada a partir de algo que muitas vezes está próximo.

Segundo o autor, o grande truque é estudar e ter um portfólio de boas referências. Ele também ressalta que as pessoas nunca devem “roubar” uma ideia, mas sim ser um “artista” que usa a utiliza para criar algo autêntico.

“A Arte da Criatividade” (2017)

Escrito por Rod Judkins,“A Arte da Criatividade” é um livro que aponta novos olhares para os processos criativos. A ideia é mexer com o comodismo das pessoas e provocar pensamentos fora da zona de conforto de uma maneira perspicaz e divertida. O autor revela técnicas que podem ajudar os leitores a saírem do senso comum e faz várias referências de nomes inspiradores como Steve Jobs, Salvador Dalí e Coco Chanel.

“Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias” (2019)

Neste livro, Tom Kelley e David Kelley, buscam explorar o potencial criativo que todos já possuem, mas não acessam. Segundo eles, para alcançar a confiança criativa é necessário ter “convicção de que você é capaz de fazer qualquer coisa”. Baseado em empatia, experimentação e colaboração, a obra indica a utilização dos princípios do design thinking como incentivo de criatividade. Isso porque David é especialista na área e fundador da IDEO, empresa de design e inovação.

 

 

 

 


Tendências de consumo para 2020 exigirão atenção à área de CX

“Voucherização” da economia: a estratégia usada por empresas na pandemia

6 aplicativos que vão te ajudar a se aproximar dos amigos em tempos de isolamento

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa






MAIS LIDAS

VEJA MAIS

ÚLTIMAS

VEJA MAIS Prêmio Consumidor Moderno

CM 256: Os vencedores do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente

CM 255: Tudo o que você precisa saber sobre o consumidor na pandemia

Você já conhece as Identidades do consumidor?

VEJA MAIS