Pesquisar
Close this search box.
/
/
Filmes, séries e livros para ampliar a criatividade na quarentena

Filmes, séries e livros para ampliar a criatividade na quarentena

Estimular a criatividade diariamente é uma tarefa que ficou mais complicada na quarentena, mas há algumas obras podem ajudar no processo

Durante o isolamento social, muitas pessoas estão sentindo uma espécie de bloqueio criativo. Basicamente, isso acontece porque estamos há muitos dias sem a possibilidade de frequentar lugares diferentes, que inspiram para novos projetos e trabalhos. A saída é consumir novos conteúdos dentro de casa – um caminho para amenizar essa sensação.

Pensando nisso, listamos alguns filmes, séries e livros, que podem incentivar a criatividade e ainda proporcionar momentos de lazer. Vale a pena fazer um exército de observação em cada um deles, pois, detalhes ajudam a compor um repertório criativo e variado.


SÉRIES

“Abstract: The Art Of Design” (2017)

Com duas temporadas disponíveis na Netflix, “Abstract” mostra o trabalho de alguns dos designers mais engenhosos do mundo, como o arquiteto Bjarke Ingels, a cenógrafa Es Devlin, o ilustrador Christoph Niemann, o designer de tênis Tinker Hatfield e o designer de automóveis Ralph Gilles. Na série, cores, formas e objetos ganham olharem exóticos onde a criatividade predomina. A produção é informativa, didática e inspiradora.

“Mad Men” (2007)

Para quem gosta de pensar e procura ampliar sua visão de empreendedorismo, “Mad Men” pode ser considerada uma verdadeira escola. Composta por sete temporadas, a série mostra o dia a dia de publicitários que batalhavam para fazer campanhas em Nova York, em 1960. O personagem principal é um diretor criativo inspirado em grandes nomes que marcaram a história da propaganda e tudo o que acontece na obra tem relação com negócios reais.

“Tales By Light” (2015)

Se você gosta de natureza, “Tales By Light” é a escolha certa. Na série, fotógrafos renomados mostram a beleza do mundo, culturas e curiosidades do planeta, sob um olhar criativo. Um dos pontos interessante é a possibilidade de acompanhar desde os bastidores de um processo fotográfico, até o resultado final. O trabalho é tão intenso que algumas imagens levaram anos para serem concluídas. A série pode ser encontrada na Netflix, com três temporadas disponíveis.


FILMES 

Anúncios memoráveis

“Como o Cérebro Cria” (2019)

Dirigido por David Eagleman,Como o Cérebro Cria é resultado de vinte anos de estudos do neurocientista David Eagleman sobre a mente humana. O filme explora o processo de criação em diversos segmentos e procura mostrar o que está por trás da capacidade de inventar e como a criatividade pode transformar o mundo. Um dos pontos interessantes da obra é a relação da criatividade com o fracasso, que deve ser visto como uma oportunidade de aprendizado e não como um erro.

“Walt Antes Do Mickey” (2014)

Baseado no livro de mesmo nome, “Walt Antes Do Mickey”, mostra a trajetória de Walt Disney desde sua infância até o lançamento do Mickey Mouse, seu primeiro grande sucesso. Decidido a ser ilustrador e ter uma empresa própria, Walt passou por muitos obstáculos e progressos. Por isso, sua história oferece grandes lições para o mundo dos negócios e criatividade.


LIVROS

“Roube Como um Artista” (2012)

Escrito por Austin Kleon, o livro destaca que para uma pessoa ser criativa, não é necessário criar algo do zero, pois, nada é totalmente original. A criatividade pode ser impulsionada a partir de algo que muitas vezes está próximo.

Segundo o autor, o grande truque é estudar e ter um portfólio de boas referências. Ele também ressalta que as pessoas nunca devem “roubar” uma ideia, mas sim ser um “artista” que usa a utiliza para criar algo autêntico.

“A Arte da Criatividade” (2017)

Escrito por Rod Judkins,“A Arte da Criatividade” é um livro que aponta novos olhares para os processos criativos. A ideia é mexer com o comodismo das pessoas e provocar pensamentos fora da zona de conforto de uma maneira perspicaz e divertida. O autor revela técnicas que podem ajudar os leitores a saírem do senso comum e faz várias referências de nomes inspiradores como Steve Jobs, Salvador Dalí e Coco Chanel.

“Confiança Criativa: Libere Sua Criatividade e Implemente Suas Ideias” (2019)

Neste livro, Tom Kelley e David Kelley, buscam explorar o potencial criativo que todos já possuem, mas não acessam. Segundo eles, para alcançar a confiança criativa é necessário ter “convicção de que você é capaz de fazer qualquer coisa”. Baseado em empatia, experimentação e colaboração, a obra indica a utilização dos princípios do design thinking como incentivo de criatividade. Isso porque David é especialista na área e fundador da IDEO, empresa de design e inovação.

 

 

 

 


Tendências de consumo para 2020 exigirão atenção à área de CX

“Voucherização” da economia: a estratégia usada por empresas na pandemia

6 aplicativos que vão te ajudar a se aproximar dos amigos em tempos de isolamento

“Contágio” e outros filmes sobre epidemias para ver dentro de casa

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]