Pesquisar
Close this search box.
/
/
Conheça as empresas de bens de consumo mais encantadoras do Brasil

Conheça as empresas de bens de consumo mais encantadoras do Brasil

Estudo inédito feito com exclusividade para a Consumidor Moderno aponta as marcas mais encantadoras na visão dos consumidores

Para você, qual o significado da palavra “encanto”? Normalmente, dizemos que uma pessoa é encantadora quando ela reúne diversas características consideradas boas pelo senso comum, e quando, além disso, ela ainda nos cativa de alguma forma com suas qualidades. Quando falamos de empresas ou marcas, a lógica é bastante semelhante: uma combinação de fatores proprietários e uma gestão de pequenos detalhes compõem a chamada “identidade encantadora”.

Um estudo inédito feito pela Umbigo do Mundo com exclusividade para a Consumidor Moderno, revelou quais são as empresas consideradas mais encantadoras pelos brasileiros em 30 categorias. Veja, a seguir, as vencedoras em cada categoria no segmento “bens de consumo”.

Alimentos – Nestlé

Entre as empresas de alimentos mais encantadoras, a Nestlé ficou em primeiro lugar

Com quase 100 anos de idade, a Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, e está presente em 191 países, com um um portfólio de mais de duas mil marcas. “Todo nosso trabalho é feito cuidadosamente para construir uma relação de respeito e carinho com nossos consumidores, buscando sempre ouvi-los para entender e atender suas necessidades. Queremos ser fonte de experiências, de cuidado, de contribuição para um mundo melhor”, diz o vice-presidente de Marketing & Comunicação da Nestlé Brasil, Frank Pflaumer.

Artigos Esportivos – Nike

A Nike se destaca entre as marcas de artigos esportivos

A Nike é uma das empresas de artigos esportivos mais valiosas do mundo. Fundada nos Estados Unidos em 1971, a marca começou sua expansão pela América do Sul e Europa em 1978, e chegou ao Brasil 10 anos depois. Sua proposta é clara: “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas do mundo (se você tem um corpo, você é um atleta), criando inovações esportivas revolucionárias, tornando nossos produtos mais sustentáveis, construindo uma equipe global criativa e diversificada e causando um impacto positivo nas comunidades onde vivemos e trabalhamos”. Parece, de fato, uma boa receita para encantar.

Automóveis – Chevrolet

A Chevrolet é considerada a marca de automóveis que mais encanta os consumidores

Presente no Brasil desde 1930, a montadora americana foi considerada a mais encantadora entre os entrevistados. Seu poder de encantamento se reflete em números: apesar do ano difícil, devido à pandemia do novo coronavírus, o diretor executivo de Marketing da GM América do Sul, Hermann Mahnke, diz que a expectativa de empresa é fechar 2020 com um mercado total de 1,9 milhão de unidades vendidas no Brasil.

Automóveis de Luxo – BMW

Entre as automobilísticas de luxo, a BMW é considerada a mais encantadora

O Diretor Comercial da BMW do Brasil, Roberto Carvalho, afirma que a empresa tem o desafio constante de se reinventar em termos de tecnologia, para levar o que há de mais avançado mundialmente ao consumidor brasileiro.  “Como uma marca que respira alto desempenho, esportividade e alta tecnologia embarcada nos produtos e serviços que ofertamos, para nós, é fundamental que estes valores estejam impressos em todos os canais que mantemos. Por isso, prezamos por uma experiência de qualidade, diferenciais de atendimento e, claro, facilidades na hora de se conectar com a marca”, diz.

Bebidas – Coca-Cola

No quesito bebida, a Coca-Cola é, de longe, a marca que mais encanta

Em 1941, a Coca-Cola fabricou o seu primeiro refrigerante em solo brasileiro, no Recife. Hoje, a Coca-Cola Brasil conta com 26 marcas e mais de 200 produtos em nove segmentos de bebidas. Um dos slogans usados pela marca é “abra a felicidade”, pensando que a aproxima do título de encantadora.

Eletroeletrônicos – Samsung

Para os consumidores, a inovação é o que mais encanta quando se trata de empresas de eletroeletrônicos

Parte do Samsung Group, conglomerado multinacional sul-coreano, a Samsung começou a fabricar eletrônicos no fim da década de 1960. Avaliada em US$ 61,1 bilhões, a marca é considerada a sexta mais valiosa do mundo, de acordo com a última edição da lista Best Global Brands, e é responsável por cerca de 20% do PIB da Coreia do Sul. Boa parte disso se deve a capacidade de conquistar e encantar os consumidores que dão valor, principalmente, a inovação tecnológica e relação custo-benefício.

Farmácias – Pague Menos

Custo-benefício é o que mais encanta os clientes de farmácias

Com 39 anos de mercado, a Pague Menos é a única varejista farmacêutica presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, conta com mais de 1.100 lojas e emprega mais de 20 mil colaboradores. Entre os fatores que a tornam a marca do segmento que mais encanta os consumidores brasileiros estão custo-benefício e proximidade com o consumidor.

Perfumaria e Cosméticos – O Boticário

Das empresas de perfumaria e cosméticos presentes no Brasil, O Boticário é a mais encantadora

Fundado em 1977 em Curitiba, pelo farmacêutico Miguel Krigsner, O Boticário começou como uma pequena farmácia de manipulação. Hoje, é considerada a maior rede de cosméticos do Brasil, com mais de 3.700 pontos de venda, e está presente em 15 países. No seu setor de atuação, o que consumidor mais procura além do ótimo custo-benefício são produtos e serviços diferenciados e experiência de compra. Parece que a marca brasileira entendeu bem isso.

Varejo/ Moda e Calçados – Riachuelo

A Riachuelo aparece em primeiro lugar quando o assunto é encantar no setor de vestuário

A história da Riachuelo começa em 1947, com a fundação do Grupo Guararapes, no Rio Grande do Norte. Hoje, são mais de 300 lojas e 40 mil funcionários pelo Brasil. Após 73 anos, a marca aparece como a mais encantadora do seu setor na visão dos consumidores. Os motivos? Ótima relação custo-benefício, produtos e serviços diferenciados e experiência admirável de compra.

Varejo/ Super, Hipermercados, Atacarejo e Cash&Carry – Atacadão

O Atacadão é o que mais encanta quando o assunto é abastecimento do lar

Parte do grupo Carrefour, o Atacadão possui mais de 190 lojas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Seu modelo de negócios foi exportado também para a Colômbia, Argentina, Marrocos, Romênia e Espanha, com as bandeiras SUPECO e MAXI. Assim como a Riachuelo no segmento de moda e calçados, o Atacadão conquista o consumidor que busca pela ótima relação custo-benefício.


+ Notícias 

Descubra o segredo das marcas que encantam 

Como aplicar o encantamento de forma inovadora nas empresas? 

De simpática a telepática: Como está a sua empresa na escala de encantamento? 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]